Do investimento, 80% partiram do Grupo SHC e 20% vieram da matriz chinesa. A planta deverá gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, e quando estiver em plena operação, dar conta da fabricação de 100 mil unidades por ano. A princípio de carros com preços abaixo dos R$ 40 mil.
O primeiro já está em desenvolvimento no escritório de design da marca, em Turim, e deverá ter participação de designers brasileiros. Os dois primeiros modelos deverão ser um hatch e um sedã compactos com motorizações de 1.4 ou 1.5 litro. Mas a unidade de Camaçari também contará com um centro de estilo e design, além de centro de desenvolvimento de novas tecnologias, pista de testes, centro de capacitação profissional e laboratórios de acústica e controle de emissão de poluentes.
A fábrica nacional deverá ser responsável pela montagem de carrocerias, soldagem, pintura e montagem final. Nos anos seguintes, deverão entrar em operação as etapas de estamparia de componentes e produção de motores. Entre as tecnologias previstas, uma delas será um motor Flex, devido à demanda do mercado, com um sistema de partida a frio por pré-aquecimento de bicos injetores.
Para 2012…
Segundo Sérgio Habib presidente da JAC Motors e do Grupo SHC, o motivo da demora do subcompacto está nas mudanças estéticas, de interior e reforço de itens mecânicos, como as suspensões retrabalhadas para sobreviverem mais tempo às ruas brasileiras.
Fonte | MotorDream