Após o próprio gerente geral da JAC, She Cairong, ter divulgado no início da semana que os planos da instalação de uma fábrica da empresa no Brasil estavam temporariamente cancelados por conta do IPI, voltaram atrás. Nesta sexta-feira a chinesa vai protocolar junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília, o projeto para a construção de sua fábrica no Brasil, já com local definido: o complexo de Camaçari, na Bahia, onde a Ford já possui uma fábrica.

O investimento envolvido será de R$ 900 milhões,sendo que 80% corresponde ao grupo SHC e os outros 20% à JAC Motors da China. Segundo a empresa, a linha de montagem terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano e criará cerca de 3,5 mil novos empregos diretos. As operações terão início em 2014.

A nova planta contará com um centro tecnológico, que será responsável por criar um motor flex para os carros da JAC; um centro de design, laboratório de controle de emissão, pistas de testes e um centro de capacitação profissional. As fases de estamparia de componentes e produção de motores ainda não estão acertadas. A ideia é produzir por lá modelos que custem menos de R$ 50.000.

Foto | JAC Motors/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter