InícioMercadoImportados podem ser taxados com IPI de até 55%

Importados podem ser taxados com IPI de até 55%

- publicidade -
- publicidade -

Como ficarão os lançamentos de importados anunciados no Salão de Frankfurt, só o tempo dirá. O Governo anunciou esta noite que todos os carros, caminhões, motos, ônibus, comerciais leves (como picapes e SUVs) e tratores vendidos no Brasil e que não tiverem mais de 65% de seu conteúdo feito no Mercosul, e de montadoras que não comprovarem investimento local em tecnologia e cumprir ao menos seis de 11 etapas de produção no país, como estampagem, pintura, fabricação de trem de força (motor e câmbio) etc, terão seu IPI aumentado em 30%. Modelos mexicanos, no entanto, não sofrerão com a medida.

No caso de automóveis com motor até 1.000 cm³ (1 litro, ou 1.0), o IPI passará de 7% para 37%. Para os veículos entre 1.001 cm³ e 2.000 cm³ (2 litros, ou 2.0), a alíquota, atualmente entre 11% e 13%, subirá para 41% a 43%. Estima-se que o impacto nos preços pode ficar entre 25% e 30%. Segundo a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos) um carro com preço de R$ 30 mil atualmente vai passar a custar cerca de R$ 37.500.As medidas entram em vigor nesta sexta-feira (16) e valem até 31 de dezembro de 2012. O objetivo declarado do governo é melhorar a competitividade do veículo brasileiro e estimular a produção dentro do país. Com o crescente aumento da participação de montadoras novatas no País, as nacionais (leia-se, as que possuem fábrica no Brasil) reclamavam da falta de competitividade em relação aos importados, que por sua vez já eram tarifados em 35%.

No entanto, outras marcas com certa relevância no mercado também serão prejudicadas, como  as coreanas Kia e Hyundai (sua fábrica apenas monta no Brasil com peças coreanas) e marcas de prestígio tradicionais e caras, como Audi e BMW. Bem, em pouco mais de um ano é impossível prever se a indústria irá ou não aumentar sua produção, mas é certo que quem perde nisso, além das importadoras, é o consumidor. Cá entre nós, as importadoras podem queimar umas gordurinhas para continuarem competitivas, não é mesmo?

Fonte | Uol

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

93 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -