A Hyundai lançou a pedra fundamental da fábrica de Piracicaba, SP, na última sexta-feira, 25 de fevereiro. A planta entrará em atividade no segundo semestre de 2012, e a expectativa é de que 150 mil unidades deixem as linhas de montagem brasileiras já em 2013. O projeto estava paralisado desde 2008, quando a crise econômica mundial deixou os empresários da marca temerosos em investir no país.

A planta brasileira será responsável pela produção de um novo veículo compacto, chamado por enquanto de HB. O fabricante informou que o foco do modelo é a economia de combustível e que os preços serão situados no mesmo patamar dos concorrentes Fiat Palio e Volkswagen Gol. Motor flex, gaveta embaixo do banco e dispositivos de proteção contra furto são os equipamentos confirmados até o momento.

A Hyundai espera conquistar 10% das vendas locais em 2013, número que indica uma disputa acirrada com a Ford pela quarta colocação no mercado. A construção da unidade industrial de Piracicaba consumirá US$ 600 milhões. Outros US$ 300 milhões serão gastos com a instalação de oito fornecedores de autopeças. A marca manterá a parceria com o Grupo Caoa, que continuará produzindo o Tucson de primeira geração em Anápolis, GO.

Foto: Milton Michida/Governo do Estado de São Paulo

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!