A Honda comemorou na última semana o total de 500 mil Civic produzidos na planta de Sumaré, SP. O escolhido para marcar a ocasião foi um modelo EXS 2.0. No mundo todo, o sedã já acumula mais de nove milhões de unidades vendidas, ao longo de 40 anos desde o lançamento.


O Civic está na nona geração. O sedã desembarcou aqui em 1992, como importado, quando ainda estava na quinta safra. A partir de 1997, o modelo, então na sexta linhagem, ganhou cidadania brasileira e inaugurou a planta de Sumaré. No ano passado, a fábrica paulista atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas (de lá, também sai o Fit).

A nona geração, que atualmente é produzida na planta da Honda no Brasil, chegou ao mercado no fim de 2011. Recentemente, o modelo ganhou motor 2.0 de 150/155 cv de potência e 19,3/19,5 mkgf de torque, com gasolina e etanol, na ordem. Enquanto o novo propulsor foi disponibilizado nas versões LXR e EXR, a configuração LXS, única a continuar com o bloco 1.8, recebeu um novo câmbio manual de seis marchas.

Foto | Honda/Divulgação