Novos propulsor e transmissão serão fabricados em Taubaté (SP)

A Ford anunciou a produção do novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros e da nova transmissão manual MX65 em sua fábrica de Taubaté (SP). O motor e o câmbio que já equipa o EcoSport será usado também pelo Ka FreeStyle e na linha reestilizada do Ka e do Ka+.

 “A produção local do novo motor e da nova transmissão é mais uma prova do foco da Ford em servir os consumidores com produtos versáteis, que oferecem grande economia de combustível sem comprometer a performance e o prazer de dirigir”, disse Lyle Watters. “Para isso, fizemos significativos investimentos em equipamentos, sistemas e melhoria de processos que estão totalmente alinhados com os conceitos da Indústria 4.0. E investimos também no nosso recurso mais valioso – as pessoas –, com um amplo programa de mais de 250 mil horas de treinamento.”

Motor

O motor 1.5 TiVCT Flex que rende potência de 130 cv a 6.500 rpm e 15,6 kgfm de torque a 4.500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência pula para 137 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. Já a nova transmissão MX65 é manual de cinco velocidades.

Indústria 4.0

Segundo a Ford, para produzir o novo motor e a nova transmissão ela investiu em equipamentos e processos que seguem o conceito de Indústria 4.0 para garantir o alto nível de eficiência e qualidade da operação. Entre as novidades, estão a instalação de 30 robôs e uso da tecnologia de rastreamento QR Code na linha de motores, além de 19 robôs e solda a laser na unidade de transmissões.

Siga nossas redes sociais

Fotos | Ford/Divulgação