Latin NCAP: Fiat Mobi e Kia Rio Sedan vão mal em teste de impacto

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O instituto Latin NCAP divulgou novos resultados de seus testes de impacto. Dois modelos interessam diretamente ao Brasil. Um é o Fiat Mobi já comercializado no país e o outro é o Kia Rio Sedan que chegará ao mercado brasileiro em 2018. O hatch da marca italiana se saiu mal no teste de impacto conseguindo apenas uma estrela na proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. O Kia Rio Sedan também foi mal e teve duas estrelas nas proteções do passageiro adulto e criança.

Fiat Mobi

De acordo com o Latin NCAP, o Fiat Mobi, produzido no Brasil, proporcionou proteção marginal ao peito dos adultos no teste de impacto frontal, estrutura estável nesse impacto, sendo fraca a proteção proporcionada ao peito do adulto no impacto lateral. Assim como o ocorrido com o Chevrolet Onix, o desempenho estrutural do Mobi no impacto lateral mostrou uma alta penetração. O Latin Ncap afirma que a baixa pontuação se deve a falta de airbags laterais junto com o ruim desempenho estrutural. Na unidade testada, a porta traseira se abriu no teste de batida de impacto lateral, expondo os ocupantes a potenciais riscos.

Cinto de três pontos

A falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos bancos, bem como o fato de não contar com ancoragens Isofix padrão, preocupa o Latin NCAP, já que isso limita a instalação dos SRIs.

O outro lado

Nossa reportagem consultou a Fiat sobre o resultado do Mobi. Em resposta, a marca diz que seus veículos comercializados no Brasil atendem todas as normas técnicas vigentes de segurança. “A Fiat Chrysler Automóveis salienta, ainda, que apoia toda e qualquer iniciativa que sinalize trânsito e veículos mais seguros, a exemplo do primeiro automóvel brasileiro equipado com air bag  e do primeiro modelo 1.0 dotado de freios ABS, ambos produzidos e comercializados pela empresa.”

Kia Rio Sedan

Prometido para chegar ao mercado em 2018, o novo Kia Rio Sedan, fabricado no México, ganhou apenas duas estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. A unidade testada é equipada somente com um airbag para o motorista como padrão. O Latin NCAP diz que a estrutura na batida frontal foi considerada estável, mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. O modelo não vem equipado com freios ABS nem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão.

O Latin NCAP diz estar surpreso, pois, é um novo modelo de um segmento muito concorrido e que em outros mercados comercializa o Kia Rio Sedan com o controle de estabilidade, mais airbags e maior segurança.

Falta Isofix

A falta de ancoragens ISOFIXs, de cintos de três pontos em todas as posições de assentos, os problemas quanto à instalação dos SRIs e as instruções de instalação limitadas para os SRIs explicam as duas estrelas obtidas para a proteção da criança.

Fotos e Vídeo | Latin NCAP/Divulgação