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| em 6 meses ago

Fiat Argo alcança meio milhão de unidades produzidas

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Seis anos após seu lançamento oficial, Fiat Argo atinge o marco produtivo ocupando a posição de oitavo carro mais vendido do Brasil em 2023

A Fiat anunciou a marca de 500 mil unidades fabricadas do Argo, seu hatch compacto fabricado desde 2017 na planta da Stellantis em Betim/MG. Com mais de 55 mil unidades vendidas apenas neste ano, o modelo chega ao número expressivo sendo exportado para outros 10 países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

Desenvolvido pela equipe de engenharia e design brasileira, o Argo surgiu com pretensão de ocupar duas faixas de mercado antes preenchidas pelos descontinuados Palio e Punto. Chamado internamente de projeto X6H até receber seu nome oficial, o hatch ítalo-brasileiro foi responsável pela democratização na marca de vários itens antes exclusivos para modelos mais caros. Dentre eles podemos citar a tecnologia Keyless Entry’n Go, sensor crepuscular e de chuva e ar condicionado digital automático. Também foi o Argo quem inaugurou nos modelos Fiat nacionais a central UConnect com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, hoje utilizada em quase toda a gama da marca, com significativas melhorias.

Lançado originalmente em três diferentes níveis de acabamento, com opções 1.0 Firefly, 1.3 Firefly e 1.8 E.Torq, o Argo sofreu grandes mudanças em seu leque de versões até aqui. Apenas a Drive resiste até hoje, utilizando os mesmos motores aspirados de quando lançada. O propulsor 1.8 foi descontinuado definitivamente em 2021 e era usado nas versões Precision e HGT, esta última que ilustra esta matéria. Somente as opções E.Torq usaram câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque. Em 2019 foi a vez da aventureira Trekking dar as caras, se mantendo até os dias de hoje.

A transmissão, inclusive, foi o que mais mudou no Fiat Argo desde sua chega até os dias de hoje. Tendo em seu histórico o já citado AT6 e o aposentado câmbio automático GSR, o hatch segue sendo ofertado com opção manual de cinco marchas e CVT de sete velocidades. A gama atual do Argo é composta pelas versões 1.0, Drive 1.0, Trekking 1.3, Drive 1.3 CVT e Trekking 1.3 CVT.

A mudança mais significativa em design chegou em 2022, quando o carro teve a dianteira levemente repaginada e ganhou novas rodas, além de volante em conformidade com os lançamentos mais recentes. Foi a primeira vez, inclusive, que o hatch contou com linhas diferentes para cada versão, tendo um para-choque dianteiro exclusivo para o Trekking.

Fiat Argo vai virar SUV eletrificado

Com a chegada de Pulse e Fastback, junto à nova estratégia da Fiat de focar em utilitários, o atual Argo deverá seguir como está até o fim de sua vida. Chamada de Projeto 328, F1H ou Argo Next Gen, a nova geração do modelo abandonará a carroceria hatch para se tornar um SUV e será construída a partir da plataforma CMP. O futuro novo Fiat Argo será o primeiro híbrido plug-in da marca italiana no Brasil e deve chegar entre o fim de 2025 e começo de 2026.

Eletrificado, o Argo terá sua produção mantida em Betim como o primeiro projeto Fiat unificado entre Europa e América Latina. A novidade será a versão abrasileirada do futuro Fiat Panda italiano. Ambos devem utilizar um conjunto híbrido composto pelo motor 1.0 Turbo Flex T200 associado a outro elétrico recarregável. O modelo europeu chegará primeiro, conforme apurou o Autos Segredos, tendo suas novas linhas já sendo preparadas pela Stellantis no Complexo de Mirafiori, onde acontecerá sua produção local.

Segundo apuração interna, a montadora aposta alto na nova geração do Fiat Argo, que deverá ter produção total na casa de 100 mil unidades por ano, incluindo modelos para exportações.

Foto | Fiat/Divulgação

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.