InflaçNão é segredo que ter um automóvel implica em assumir várias despesas. E os gastos pesam mais a cada ano. De acordo com dados coletados pela Agência AutoInforme em vários pontos do país, os custos relativos à manutenção do carro ficaram em média 7,48% maiores em 2010. Os números superam por larga margem a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que durante o ano passado, registrou a média nacional de 5,91%.

O estacionamento e a lavagem do veículo foram alguns dos itens que tiveram as maiores altas. Os preços para estacionar por duas horas e durante um mês inteiro subiram, respectivamente, 21,61% e 24,44%. Já o custo do lava-jato está 9,28% maior. Entre os produtos de manutenção periódica, a inflação também cresceu de forma expressiva: o óleo do motor está 17,71% mais caro, enquanto o valor da lona de freio aumentou 13,07%, e o da bateria, 12,62%.

A inflação atingiu ainda os combustíveis. O preço do etanol está 6,21% maior, e a gasolina registrou aumento de 0,55%. Uma exceção foi o alinhamento de direção, que ficou 1,97% mais barato em relação a 2009.

Arte sobre foto de Volkswagen/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!