cross_up_TSI_11Comemorando um ano do lançamento do corss up!, a VW não tem do que reclamar. Apesar do de não ter alavancado as vendas do subcompacto como a fabricante esperava, a versão “invocada” do up! ampliou a gama de possibilidades para o modelo e agora pode ser equipada com o motor TSI Total Flex, eleito “Motor do Ano 2014”. Todas as versões somadas (15!) venderam mais de 65 mil unidades nos últimos doze meses, o que poderia ter sido bem melhor se a nacionalização do modelo europeu tivesse sido feita ao gosto do consumidor brasileiro, agregando banco traseiro bipartido, comandos elétricos para os vidros de trás e uma melhor distribuição das saídas do sistema de ar-condicionado.

Atualmente o único 1,0 litro turbinado do mercado, foi lançado com motorização aspirada MPI de mesmo deslocamento. É moderno e elevou o patamar referencial em segurança e construção para os modelos de entrada. A planta de Taubaté, no interior de São Paulo, onde é produzido, tem uma das mais modernas linhas de montagem do mundo.

cross_up_TSI_13A versão cross tem adereços estéticos exclusivos que a caracterizam e dão aspecto jovial e identidade marcante do pequeno.

Equipado com pneus verdes, de baixa resistência ao rolamento, tem as melhores marcas de consumo do mercado na versão TSI, além de um desempenho elogiável, atingindo os cem por hora em 9,4 segundos e 182 km/h de máxima no etanol. Tem torque abundante já aos 1.500 rpm.

A caixa de câmbio MQ200 de cinco velocidades está acoplada aos dois motores, enquanto a automatizada I-Motion SQ100 só está disponível para a aspirada.

A segurança é ponto alto, com freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha) de série. Além disso, conta com 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças na avaliação do Latin NCAP.

teste_vw_crossup!_3Fotos| VW/Divulgação e Marlos Ney Vidal/Autos Segredos