InícioMercadoConsórcio ou financiamento: veja a melhor opção

Consórcio ou financiamento: veja a melhor opção

- publicidade -
- publicidade -

Administradora mostra as características de cada opção. Ambas podem ser a solução para quem não tem o dinheiro de imediato para aquisição ou não quer mexer em suas reservas

Para quem anda com bolso raso, consórcio ou financiamento podem ser a solução para compra do sonhado carro. Mas há características específicas em cada modalidades. O ideal é pesquisar e optar pela melhor opção que se encaixa em seu perfil.

Consórcio é melhor que financiamento?

A administradora Embracon explica que o consórcio é uma espécie de autofinanciamento. O interessado determina o valor do bem a ser adquirido e em quantas mensalidades ele deseja pagar, entre as possibilidades oferecidas pela administradora, que é responsável por fazer a gestão do grupo de pessoas participantes e dos recursos.

São duas maneiras que o cotista pode ter acesso ao crédito para aquisição do automóvel. A primeira opção são os sorteios mensais onde todos do grupo têm as mesmas chances, ou por meio de uma oferta de lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode oferecer.

Ao ser sorteado ou ter vencido no lance, o consorciado passa por uma análise de crédito e, se for aprovado, pode utilizar a carta de compra para negociar o veículo com o proprietário ou com a concessionária.

Atualmente, as cotas de veículos leves correspondem a 50% de consórcios no país, com mais de 4 milhões de vendas ao longo de 2021. De janeiro a setembro, a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), também apresentou resultados positivos. O volume de créditos comercializados atingiu R$ 54,03 bilhões, registrando um crescimento de 24,4%. Já a quantidade de novas cotas cresceu 14,9% até o momento.

Quais são as vantagens do financiamento

Já o financiamento é um sistema de crédito disponibilizado pelos bancos, que permite que a compra de um bem seja parcelada. O serviço é aprovado diante de uma análise de crédito conforme o perfil do cliente. O valor do financiamento, taxas e período para quitar a dívida são determinados pelo banco e variam de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. A vantagem do financiamento é que depois das aprovações, o cliente já efetua a compra do automóvel assim que o contrato é assinado.

De acordo com dados divulgados pela B3, o financiamento de veículos, que inclui automóveis leves, motos e pesados, teve um crescimento de 26% no primeiro trimestre de 2021, foram 2,9 milhões de unidades entre novos e usados. Somente os financiamentos de veículos leves subiram 10,6%.

As diferenças entre as opções são o valor da entrada, a taxa de juros e o prazo para adquirir o automóvel.

O consórcio não demanda grandes investimentos, já que exige somente o pagamento mensal das parcelas. Os custos de aquisição ficam por conta da taxa de administração e fundo de reserva, não há juros. O investimento maior se dá só se o consorciado resolver efetuar o lance para ter direito a carta de crédito.

Porém, no consórcio o acesso ao bem não é imediato como no financiamento. Assim o melhor é ver quais são suas necessidades para escolher a melhor opção.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -