Volkswagen
| em 1 ano ago

Clarios amplia fornecimento de baterias Heliar EFB para fabricantes

Compartilhar

Fiat, Jeep e Mercedes-Benz são de fábrica com as baterias Heliar EFB Geração 2

A Clarios celebra o aumento de fornecimento das baterias Heliar EFB Geração 2 para os fabricantes automotivos instalados no Brasil. De acordo com a marca, a demanda aumentou pela necessidade das montadoras por baterias de tecnologias avançadas para cumprir os requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030.

Segundo o fabricante a bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) de primeira geração é construída com uma grade estampada PowerFrame e uma grade expandida, enquanto que na EFB Geração 2 da Clarios, as duas grades contam com a tecnologia PowerFrame, tecnologia essa patenteada pela Clarios e que garante até 3x mais resistência a corrosão.

De acordo com Adriano Stefanini, diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, as baterias EFB Geração 2 tem tecnologia ideal para atender as necessidades de redução de emissões e de consumo dos veículos. Elas são destinadas para modelos equipados com sistema start&stop e/ou possuam o chamado alternador inteligente, componente que faz o monitoramento contínuo do estado de carga da bateria através da tensão da mesma, evitando que o alternador permaneça em operação 100% do tempo, gerando diminuição no consumo de combustível e consequentemente de emissões de CO2. 

O executivo ainda diz que a Heliar EFB Geração 2 tem maiores níveis de ciclagem,ela pode ser carregada e descarregada mais vezes sem que haja risco de danificar a bateria. Além disso, é capaz de suprir a alta demanda elétrica do veículo até atingir determinado estado de carga, para somente, a partir deste ponto, o alternador entrar em serviço, detalha o diretor. 

É necessário tomar cuidado na hora da substituição e sempre manter a bateria com tecnologia original de fábrica, ou seja, uma bateria EFB deve ser trocada por outras e não por uma convencional SLI que terá vida útil menor e ainda pode causar danos a componentes elétricos do veículo. 

Autos Segredos no YouTube:

Andamos no Fiat Pulse Abarth 270 2023:

Na linha Fiat, a Toro sai de fábrica com a bateria Heliar EFB Geração 2 de 72 Ah. Outros modelos que também passam a ser equipados com a Heliar são o Jeep Compass e o Jeep Commander. 

Já entre os caminhões, o Mercedes-Benz Actros 2023 passará a ser equipado com uma bateria Heliar EFB de 230 Ah, que alimenta todos os sistemas elétricos do caminhão, incluindo itens de segurança e conforto para o motorista. A tecnologia avançada permite uma durabilidade duas vezes maior em 50% de descarga, se comparada com as baterias convencionais, garantindo uma vida útil superior.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Redação

Redator do Autos Segredos.