Categorias MercadoZotye
| em 10 anos ago

Chinesa, Zotye chega ao Brasil este ano e promete fábrica para 2016

Compartilhar

Você pode nunca ter ouvido falar na Zotye, mas esta fabricante chinesa quer vender seus carros no Brasil ainda este ano, e ainda promete para 2016 a inauguração uma fábrica no Espirito Santo, com operações baseadas num contrato de cooperação com o grupo capixaba Exata. Fundada em 2005, a fabricante iniciará suas operações logo após o Salão do Automóvel, marcado para outubro, com o lançamento do compacto Z100 e do pequeno utilitário Hunter T200.

Novata, a Zotye iniciou suas operações em 2005 exportando componentes automotivos. Em 2008 ela se lançou na produção de automóveis lançando o Zotye 2008, que após reestilização se transformou no Hunter T200. Se trata de um utilitário esportivo baseado no Dahiatsu Terios, porém equipado com um motor 1.6 de 100 cv fornecido pela Mitsubishi.

O segundo passo da Zotye foi comprar da joint-venture Nanjing Fiat o ferramental dos Fiat Palio, Siena/Albea e Strada, e reestilizá-los, lançando-os posteriormente como Zotye Z200. Imagine um Palio após sua primeira reestilização com frente, traseira e interior diferentes e motor Mitsubishi – com direito a câmbio automático –, este é o Z200. Há ainda o M300, o Fiat Multipla de segunda geração.

Os italianos não deverão ser vendidos por aqui. O segundo modelo a ser vendido é o Zotye Z100, um subcompacto que não consegue esconder a inspiração no Suzuki Alto e que é equipado com motor 1.0 de três cilindros.

Atualmente a Zotye tem capacidade de produção ainda pequena, de 250.000 unidades/ano que saem de 4 unidades, e ainda tem uma exclusiva para motores – sempre com tecnologia da Mitsubishi. Ela já está presente no Chile, Colômbia e Uruguai, e atualmente trabalha para formar sua rede de distribuidores e de assistência técnica. Uma de suas promessas é assistência 24 horas e oficinas que, em algumas cidades, terão atendimento também em horários noturnos e em finais de semana.

Fotos | Zotye/Divulgação

 

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.