InícioMarcasChevroletChevrolet Captiva 2011 tem injeção direta de combustível e novo motor V6

Chevrolet Captiva 2011 tem injeção direta de combustível e novo motor V6

- publicidade -
- publicidade -

Conforme antecipado pelo Autos Segredos em outras ocasiões (veja aqui, aqui e aqui), a linha 2011 do Captiva já está à venda nas concessionárias Chevrolet. Externamente, é impossível perceber qualquer alteração. Mas as novidades existem, e não notadas de imediato porque estão concentradas no conjunto mecânico do SUV. O motor V6 3.6 de 261 cv de potência e 32,9 kgfm de torque foi substituído por um V6 3.0, com 268 cv e 30,6 kgfm.  Graças ao sistema de injeção direta de combustível e à abertura de válvulas variável, o fabricante anuncia ganhos em desempenho, consumo e emissões de poluentes. O propulsor 2.4 de quatro cilindros também recebeu injeção direta, e passou de 171 cv e 22,2 mkgf para 185 cv e 23,3 mkgf. O bloco menor ainda recebeu o auxílio do câmbio automático de seis velocidades, antes restrito às versões mais caras.

Há novidades também na lista de equipamentos. A tradicional alavanca do freio de mão foi substituída por um sistema de acionamento elétrico e o revestimento em couro dos bancos, agora na cor preta, passou a ser de série em toda a linha. Rádio com entrada USB e volante regulável em profundidade também foram incorporados à cesta de equipamentos básicos, e sanaram algumas deficiências dos modelos produzidos nos anos anteriores. As versões V6 ganharam sensores de chuva e aquecimento dos bancos, enquanto a top AWD recebeu sistema de som com 10 alto-falantes e câmera de ré, com monitor posicionado no espelho retrovisor interno.

Na parte externa, apenas a versão AWD ganhou um aplique cromado no pára-choque. Há também duas novas cores, o Preto Carbon Flash e o Cinza Mocha, mas a segunda opção está restrita às versões equipadas com motor V6. Internamente, houve mudança na iluminação do painel. Quando aceso, o quadro de instrumentos exibe a tonalidade Ice Blue, já adotada em outros veículos da marca. O pacote de segurança continua completo, e inclui seis airbags, freios ABS, sistema eletrônico de estabilidade ESP, controle de tração TCS e apoios de cabeça ativos.

TEST-DRIVE Tivemos a oportunidade de experimentar uma unidade equipada com o novo motor V6 3.0. Foi um contato muito breve, o que torna impossível fazer uma avaliação mais criteriosa, com informações relativas a consumo e comportamento dinâmico. Mas o modelo deixou uma boa primeira impressão. O interior permanece bem acabado e ficou mais cômodo e agradável com os novos equipamentos.

O motor, contudo, parece ter perdido parte da disposição em baixas rotações. Isso pode ser explicado pela redução de torque, na medida de 2,3 mkgf. Além do mais, no antigo propulsor o valor máximo era atingido às 2.100 rpm, enquanto agora a força só é totalmente entregue às 5.100 rpm. Apesar disso, as respostas são satisfatórias, típicas de um bloco de seis cilindros. Levando-se em consideração o conjunto da obra, as alterações surtiram efeito positivo.

Preços:

Captiva Ecotec 2.4 16V: R$ 90.299

Captiva Sport V6 3.0 24V: R$ 96.774

Captiva Sport V6 3.0 24V AWD: R$ 100.774

Fotos | Fábio Gonzales/Chevrolet/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Quer equipar seu auto? Compare os preços antes no indiCAuto Auto Peças Online!

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

20 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -