5004564071_d4a5df7227_oCom a chegada das chuvas, uma preocupação atinge os motoristas das grandes e até das pequenas cidades: as enchentes. Focando na segurança do usuário, o Centro de Experimentação e Segurança Viária, CESVI BRASIL, elaborou um estudo que indica tecnicamente o risco de ocorrência de panes mecânicas e elétricas nos veículos pela exposição dos automóveis às lâminas d’água.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

O estudo, chamado de Índice de Danos de Enchente, conferiu notas que variam de 0,5 a até 5 estrelas aos carros analisados, onde quanto maior a pontuação, menor o risco de danos aos sistemas do automóvel.

No ranking, Renault Fluence e Nissan Sentra tiveram as maiores notas – 5 estrelas para o Fluence e 4,5 para o Sentra. Logo atrás, com quatro estrelas, Peugeot 208, Duster high-flex e Chevrolet Cobalt.

O CESVI alerta que um dos erros mais comuns dos usuários é tentar forçar a passagem por regiões alagadas e/ou tentar ligar novamente o carro em caso de parada do motor. Ainda, com o nível da água alto, o condutor raramente consegue ver buracos ou barreiras na pista, o que facilita a ocorrência de acidentes.

O CESVI ainda orienta:

  • Se o carro morrer, não dê a partida novamente. Você pode piorar ainda mais o quadro de pane elétrica ou mecânica.
  • Em casos de alagamento, não arrisque. Espere até que a água comece a baixar para seguir caminho.
  • A eficiência de seguir o rastro de outro carro é mito. A água pode voltar em formato de onda e prejudicar o sistema elétrico do carro.
  • Verifique itens básicos como o estado dos pneus e das palhetas de limpeza.
  • Confira se as luzes de iluminação do carro estão em pleno funcionamento, principalmente as setas e as luzes de freio.

Para mais informações, acesse: www.cesvibrasil.com.br

Foto | Lovro Rumiha