Com pouco investimento, as versões aventureiras são ótimas fontes de lucro para os fabricantes. Em média, elas são comercializadas com acréscimos de valor entre 5% e 7% em relação aos preços praticados pelas versões civis.
Com três representantes no segmento, a Volkswagen foi a marca que mais vendeu carros com apelo aventureiro em 2017. Somadas as vendas de Gol, Fox e up! o fabricante alemão emplacou 150.786 modelos. Deste total, 13% (19.754 unidades) eram versões aventureiras. O Gol Track foi o modelo mais vendido da marca ficando com 11% do total de 73.919 unidades comercializadas. Porém, a marca deverá perder a participação em 2018 com o enxugamento das versões do Fox.
Com apenas um representante, a Chevrolet ficou com o segundo lugar. De acordo com a marca, 10% das 188.654 unidades do Onix vendidas em 2017 eram da versão Activ.
Em 2017, a Renault vendeu 67.344 unidades do Sandero. Segundo a marca francesa, um quarto das vendas do hatch eram da versão Stepway. O que dá uma média mensal de 1.403 unidades vendidas.
A versão Cross do Toyota Etios foi a responsável por 5,5% das unidades do hatch vendidas em 2017. Dos 41.986 modelos vendidos no passado, aproximadamente 2.300 unidades eram da versão Cross.
Em 2017, o Hyundai HB20 vendeu 105.539 unidades. De acordo com a marca, 10% do total são da versão aventureira HB20X que dá uma venda anual de 10.553 modelos.
De todas as marcas, a Ford é que tem menos representatividade no segmento de modelos aventureiros. Apenas 1% do total de 94.893 eram da versão Trail. A situação deve mudar um pouco com a chegada do Ford Ka Freestyle prevista para o segundo semestre.
No ano passado, 19% das 34.165 unidade vendidas do Fiat Uno eram da versão Way. Porém, para 2018 a situação da marca está indefinida já que o Uno Way deixará de ser comercializado. Para ocupar a lacuna, o fabricante estuda uma versão aventureira para o Argo.
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos