Mercado
| em 6 anos ago

11% dos hatches compactos vendidos em 2017 eram aventureiros

Compartilhar

Mesmo com a febre dos SUV´s, os modelos aventureiros ainda tem boa participação no segmento de hatches. Em 2017, foram emplacados 683.377 unidades dos compactos, deste total 11% eram dos modelos de suspensão elevada. O que dá aproximadamente 75.832 unidades comercializadas no último ano.

Lucro

Com pouco investimento, as versões aventureiras são ótimas fontes de lucro para os fabricantes. Em média, elas são comercializadas com acréscimos de valor entre 5% e 7% em relação aos preços praticados pelas versões civis.

Volkswagen

Com três representantes no segmento, a Volkswagen foi a marca que mais vendeu carros com apelo aventureiro em 2017. Somadas as vendas de Gol, Fox e up! o fabricante alemão emplacou 150.786 modelos. Deste total, 13% (19.754 unidades) eram versões aventureiras. O Gol Track foi o modelo mais vendido da marca ficando com 11% do total de 73.919 unidades comercializadas. Porém, a marca deverá perder a participação em 2018 com o enxugamento das versões do Fox.

Chevrolet

Com apenas um representante, a Chevrolet ficou com o segundo lugar. De acordo com a marca, 10% das 188.654 unidades do Onix vendidas em 2017 eram da versão Activ.

Renault

Em 2017, a Renault vendeu 67.344 unidades do Sandero. Segundo a marca francesa, um quarto das vendas do hatch eram da versão Stepway. O que dá uma média mensal de 1.403 unidades vendidas.

Toyota

A versão Cross do Toyota Etios foi a responsável por 5,5% das unidades do hatch vendidas em 2017. Dos 41.986 modelos vendidos no passado, aproximadamente 2.300 unidades eram da versão Cross.

Hyundai

Em 2017, o Hyundai HB20 vendeu 105.539 unidades. De acordo com a marca, 10% do total são da versão aventureira HB20X que dá uma venda anual de 10.553 modelos.

Ford

De todas as marcas, a Ford é que tem menos representatividade no segmento de modelos aventureiros. Apenas 1% do total de 94.893 eram da versão Trail. A situação deve mudar um pouco com a chegada do Ford Ka Freestyle prevista para o segundo semestre.

Fiat

No ano passado, 19% das 34.165 unidade vendidas do Fiat Uno eram da versão Way. Porém, para 2018 a situação da marca está indefinida já que o Uno Way deixará de ser comercializado. Para ocupar a lacuna, o fabricante estuda uma versão aventureira para o Argo.

Em números

  • Chevrolet Onix – 188.654 – Chevrolet Onix Activ (10%) – 18.865
  • Hyundai HB20 – 105.539 – Hyundai HB20X (10%) – 10.553
  • Renault Sandero – 67.344 – Renault Sandero Stepway
    (25%) – 16.836
  • Volkswagen Gol – 73.919 Volkswagen Gol Track (13,5%) 9.797
  • Volkswagen Fox 42.716 – Volkswagen Fox Track/CrossFox (11,5%) 4.806
  • Volkswagen up! 34.161 – Volkswagen Cross up! (15%) 5.151
  • Toyota Etios – 41.986 – Toyota Etios Cross (5,5%) – 2.373
  • Fiat Uno 34.165 – Fiat Uno Way – (19%) 6.491
  • Ford Ka 94.893 – Ford Ka Trail 1,1% 960

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Siga nossas redes sociais

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.