Chevrolet Onix foi o líder em 2017 pelo terceiro ano consecutivo – Foto | Chevrolet/Divulgação

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave) as vendas de veículos novos subiram 9,23% no país em 2017. No ano passado foram vendidos 2.239.403 automóveis, comerciais leves (como picapes e furgões), caminhões e ônibus. Foram comercializadas 189.163 unidades a mais que 2016. O Chevrolet Onix fechou pelo terceiro ano seguido na liderança do mercado. Entre os comerciais leves, a Fiat Strada manteve sua hegemonia.

Hatches compactos

Em dezembro, o Chevrolet Onix emplacou 17.508 unidades sendo seguido pelo Hyundai HB20 que teve 8.770 modelos comercializados. O Ford Ka foi o terceiro mais emplacada com 7.881 unidades. Fechando o pelotão dos cinco primeiros, o Volkswagen Gol ocupou a quarta posição com 6.054 unidades e o Fiat Argo ficou com o quinto lugar com 5.590 modelos vendidos.

Chevrolet Prisma
Chevrolet Prisma teve 5.737 unidades emplacadas em dezembro – Foto | Chevrolet/Divulgação

Sedãs compactos

Repetindo o irmão, o Chevrolet Prisma liderou entre os sedãs compactos com 5.737 unidades vendidas. O segundo lugar em dezembro, foi do Toyota Etios Sedan que emplacou 2.991 unidades. Na terceira posição, o Hyundai HB20S teve 2.922 unidades vendidas. Já o Volkswagen Voyage ocupou a quarta posição com 2.809 modelos emplacados. O Renault Logan com 2.603 unidades comercializadas ocupou a quinta posição.

Hyundai Creta Sport
Hyundai Creta foi o SUV compacto mais vendido em dezembro – Foto | Hyundai/Divulgação

SUV´s compactos

Entre os SUV´s compactos o Hyundai Creta liderou no último mês do ano com 5.099 unidades vendidas. O Honda HR-V ficou em segundo lugar com 4.267 modelos emplacados. Na terceira posição, o Nissan Kicks vendeu 3.713 modelos. Já o Jeep Renegade ficou com quarto lugar com 3.345 unidades em dezembro. O veterano Ford EcoSport vendeu 3.193 unidades ocupando o quinto lugar.

Jeep Compass
O Jeep Compass foi o SUV mais vendido em 2017 – Foto | Jeep/Divulgação

SUV´s médios

O Jeep Compass foi SUV mais vendido em dezembro e liderou entre os modelos médios com 5.121 unidades vendidas. O segundo lugar foi do veterano IX35 que teve 972 unidades vendidas. O BMW X1 ocupou o terceiro lugar com 567 modelos vendidos. Já o Hyundai Tucson emplacou no último mês do ano 537 unidades ficando com o quarto lugar. O Mitsubishi Outlander completou a lista dos cinco mais vendidos com 202 unidades emplacadas.

Toyota Corolla
Com 6.568 unidades vendidas, o Toyota Corolla foi o sedã médio mais emplacado em 2017 – Foto | Toyota/Divulgação

Sedãs médios

Imbatível, o Toyota Corolla fechou o ano como o sedã médio mais emplacada. Em dezembro, o sedã japonês emplacou 6.568 unidades. Com apenas 1.851 unidades vendidas o Honda Civic ficou na segunda posição. O terceiro lugar ficou com o Chevrolet Cruze que emplacou 1.601 modelos. O quartou lugar é do Ford Focus Fastback que vendeu 700 unidades. Em fim de linha, o Volkswagen Jetta ficou com o quinto lugar com 626 modelos comercializados.

Fiat Mobi
Fiat Mobi teve 4.799 unidades vendidas em dezembro – Foto | Fiat/Divulgação

Subcompactos

O Fiat Mobi foi líder entre os subcompactos com 4.799 unidades vendidas. Com as vendas sendo retomadas, o Renault Kwid emplacou 2.818 unidades ficando com o segundo lugar. A terceira posição foi do Volkswagen up! com 2.733 modelos emplacados. O Chery QQ ficou com o quarto lugar com apenas 332 unidades vendidas.

Fiat Strada
Fiat Strada fechou o ano de 2017 como a picape compacta mais vendida – Foto | Fiat/Divulgação

Picapes compactas

Mesmo perdendo terreno, a Fiat Strada liderou entre as picapes compactas e foi o comercial leve mais vendido do ano. A veterana picape emplacou em dezembro 6.903 unidades. A Volkswagen Saveiro ficou com o segundo lugar com 3.273 modelos comercializados. Em terceiro lugar, a Chevrolet Montana vendeu 1.788 modelos.

Fiat Toro BlackJack
Fiat Toro vendeu 4.229 unidades em dezembro – Foto | Fiat/Divulgação

Picapes médias

Entre as picapes médias, a Fiat Toro terminou o ano na liderança em sua categoria. No mês de dezembro a picape emplacou 4.229 unidades vendidas. Na segunda posição, a Toyota Hilux vendeu 4.019 modelos. A Chevrolet S10 ficou com a terceira posição com 2.996 modelos emplacados. A Ford Ranger terminou o ano na quarta colocação com 2.459 modelos vendidos. Com 1.317 unidades vendidas, a Volkswagen Amarok foi a quinta mais vendida no último mês do ano.

50 mais vendidos

Confira na imagem abaixo os cinquenta modelos mais vendidos entre os automóveis e comerciais leves em dezembro:

Foto | Fenabrave/Reprodução
  • marc

    é incrível como o Onix é campeão disparado, nem cócegas os outros fazem, não vejo nada de especial no carro, e o design também não é lá essas coisas..

    • Pedro154

      Concordo. Vejo muita gente falando bem do design do Onix, mas eu não vejo nada de especial. Pra falar a verdade, a traseira é muito esquisita. Acho HB20, Argo e Polo bem melhor resolvidos.

    • luiz antonio vieira souza

      Tenho um semi novo e posso falar:
      1- manutenção 0;
      2- concessionárias em todos os lugares;
      3- baixa desvalorização (+ pobres pensam na hr de comprar um 0)
      4- design é bonito sim, nem se compara ao do etios;
      5- falou em revender já tem mil perguntando preço.

      • Caio Cartaxo

        Cara um Etios ta um patamar acima até em valor… Não da para jogar para ele a compração de design, foi até medíocre com o coitado do Onix kk

  • marc

    O que mais me chama atenção é sempre o Uno, o carrinho só com 1.346, e o tosco e bizarro Mobi 4.799, como a pessoa vai na css, e pelo menos não compara ambos..

  • Louco por carros

    Já cansou ler todo dia que o Onix é lider, mas ainda não acredito como chegou e se mantém no topo.

  • Ricardo Blume

    Na verdade eu não fico impressionado com o tamanho das vendas do Onix. O Gol ficou em primeiro por décadas e também não tinha nada de especial; um bom carro mas nada além de especial, assim como o Onix. Concordo que impressiona pois vende o dobro do segundo colocado mas, quando cai no gosto do povo não adianta. Vamos ver até quando a GM consegue segurar o carro sem grandes alterações.

  • Fernando

    O Onix mais do que merece a liderança. Além do conforto e qualidade GM, é o único que oferece ré sincronizada à partir das versões 1.4, tem um design muito, painel digital, bancos e altura de dirigir confortáveis, baixo custo de manutenção, reparabilidade também barata, central multimídia de alta qualidade, inclusive sonora, motor elástico com boa curva de torque em qualquer regime, bom acabamento, é econômico e seguro com bom custo x benefício.
    As peças não são caras e tem fartura. Rede de concessionária gigante, e se pode acompanhar a revisão de perto. Não existe concorrente à altura..

    • marc

      Qualidade GM ? Hehehe

  • marcos

    Celta e Corsa sempre venderam bem apesar da disputa ser entre Gol e Uno, a venda deles mais o Agile eram separadas e ela comia pelas beiradas e quando a GM tirou 3 e colocou o 1 parece que agrupou consumidores, se deu sorte ou foi planejado, difícil dizer!!!

  • Comentário Mil Grau℗

    Brasileiro merece o que tem viu. o carro foi reprovado pelo Latin NCAP pela segurança e estrutura totalmente fracas e msm assim isso não serve como parâmetro para alertar os compradores a não irem de Onix, parece o inverso só chama mais atenção para comprarem. Lamentável…