Chevrolet Celta foi produzido por 15 anos e tem valores que vão de R$ 10 mil a R$ 28 mil
Chevrolet Celta
Foto | Chevrolet/Divulgação

Por Marcelo Iglesias

A ideia de pagar R$ 40 mil num automóvel popular paupérrimo não parece ser muito convidativo. Ainda mais para grande parte da população trata-se de uma quantia que demanda muito tempo de poupança e sacrifícios. Daí investir essa pequena fortuna num automóvel que oferece poucos conteúdos pode resolver o problema da locomoção, mas deixará um pequeno amargor em satisfação. Assim, se é para ficar num popular, talvez seja mais prático buscar um usado, que oferece preços mais acessíveis e vão entregar a mesma, ou até mais, comodidade que um pé de boi zero. E nessa seara, o Chevrolet Celta é imbatível.

Chegada

O Celta chegou ao mercado em 2000, e fazia parte do projeto “Arara Azul” nos corredores da GM. Ele foi o modelo que inaugurou a planta de Gravataí (RS). Menor que o Corsa, que mudaria de geração em 2002, o Celta era carro de entrada da GM, com interior simples, apenas duas portas e lista de conteúdos enxuta. No entanto, o carrinho caiu no gosto do consumidor justamente por ser barato e econômico, já que seus 800 kg de peso não sacrificavam o anêmico motor 1.0 de 60 cv.

Chevrolet Celta
Foto | Chevrolet/Divulgação

O Celta foi produzido até abriu de 2015, quando saíram as últimas unidades da linha 2016. Nesse período o carrinho teve inúmeras versões, opção de motor 1.0 e 1.4, ganhou carroceria quatro portas e passou por duas plásticas, sendo que a de 2011 lhe deu novos faróis e lanternas, além de um painel com quadro de instrumentos completo.

Fama na praça

O pequeno Chevrolet tem bom desempenho no mercado de usados e figura entre os cinco modelos mais negociados, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em julho, 28 mil unidades do Celta trocaram de mão, o que indica a excelente liquidez do carrinho.

Chevrolet Celta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços

E quanto vale o Celta? De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a cotação do Celta varia de R$ 10.665 a R$ 28.682. No entanto, no varejo há opções que vão de R$ 7.500 a R$ 27 mil. No entanto, deve-se ter em mente que se trata de um modelo que esteve em linha por 15 anos, com uma grande variedade de versões, dois motores e carrocerias de duas e quatro portas.

Para facilitar a vida de quem anda interessado no Celtinha, que não tenha muito tempo de uso e um pacote razoável de equipamentos, selecionamos a versão LT 1.0, ano 2015. Segundo a Fipe, sua avaliação é R$ 26.626. Na praça, ele aparece em anúncios entre R$ 25.500 e R$ 27 mil.

Conteúdos

A versão conta com equipamentos como:

  • Ar-condicionado
  • Direção Hidráulica
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Quadro de instrumentos com conta-giros e medidor de temperatura
  • Travamento central das portas
  • Limpador e desembaçador traseiro
  • Banco traseiro rebatível
  • Rodas de aço aro 13

Acabamento e espaço interno

Chevrolet Celta
Foto | Chevrolet/Divulgação

O Celta é um automóvel diminuto. Seu comprimento total é de apenas 3,78 metros e sua distância entre-eixos é de 2,44 metros. Já o porta-malas leva 260 litros de bagagem. Para quem é solteiro ou um casal sem filhos. A pouca oferta de espaço não é um problema. Mas para quem tem um pimpolho pequeno (que demanda carregar muita tralha), pode ser um problema.

Chevrolet Celta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por outro lado, as medidas modestas do hatch gaúcho fazem dele um carro de excelente praticidade no trânsito, principalmente para estacionar. Seus 1,62 metros de largura certamente cobram um preço alto dos ocupantes que ficam agarradinhos lá dentro, mas por outro lado ajuda o carrinho a se espremer nas frestas em congestionamentos.

Motor e transmissão

Chevrolet Celta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A unidade 1.0 8v do Celta evoluiu desde que foi lançado em 2000. Dos 60 cv iniciais, a potência do carrinho subiu para 78 cv e o torque de 9,5 mkgf. Por outro lado, o acréscimo de conteúdos também fez com que seu peso subisse para 890 quilos. Uma engorda de mais de 10%.

Chevrolet Celta
Foto | Chevrolet/Divulgação

No entanto, o carrinho tem comportamento esperto, apesar de o pico torque aparecer com o motor cheio. Não é raro, numa situação de maior exigência, como ultrapassagem, o giro chegar no limite e a central eletrônica cortar a alimentação. Já a caixa manual de cinco marchas segue o bom padrão das transmissões da GM, apesar de não ser tão precisa e justa quanto as utilizadas em motores maiores.

Consumo

Nos testes com modelos novos, a média de consumo do Celta historicamente girou entre 9,8 km/l com gasolina e 7,5 km/l com álcool. No entanto, como se trata de automóveis usados, estado dos pneus, cabos, velas, bobina, filtros e demais componentes podem alterar significativamente o consumo.

Chevrolet Celta
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Daí faz-se necessário, antes da compra, uma avaliação criteriosa de um especialista para atestar as condições estruturais, lataria e mecânica da unidade pretendida. E logo após a conclusão do negócio, faça uma revisão geral e substitua todos os itens de desgaste, mesmo que o antigo proprietário garanta que está tudo novinho.

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