Mercado brasileiro terá as novas gerações de Toyota Corolla e Chevrolet Prisma, reestilizações de Chevrolet Cruze, Honda Civic e Renault Logan e a versão GTS para o Volkswagen Virtus
O mercado de sedãs compactos e médios também terá novidades em 2019. Ao todo serão seis lançamentos. Chevrolet Prisma e Toyota Corolla ganharão nova geração, já os Chevrolet Cruze e Honda Civic receberão pequenos retoques visuais, fechando as novidades, a Volkswagen fará sua estreia do esportivo Virtus GTS.
Cruze 2020
A fila de novidades no segmento de sedãs será puxada pelo Cruze que ganha retoques visuais na dianteira e traseira. Ao lado do Cruze Sport6, o sedã estreará a tecnologia 4G e wifi embarcada. O projeto já está em andamento em outros mercados, onde já contam com 9 milhões de unidades que oferecem conexão de alta velocidade embarcada. Os executivos não deram informações de como o serviço será oferecido e os custos que o cliente terá que arcar.
Visual
A mudança visual fica por conta do novo para-choque dianteiro que terá grade inferior maior que atual. A gravatinha da marca também foi deslocada ficando entre as duas grades. Na traseira, o sedã terá apenas novo para-choque. Completando o visual, o sedã receberá novas rodas.
Motor
Em termos de motorização, o sedã manterá o 1.4 Turbo Flex de 150 cv e a transmissão automática de seis velocidades.
Virtus GTS
Assim como o Polo, O Virtus GTS fará sua estreia no primeiro semestre de 2019. Apresentado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, o sedã terá visual inspirado no GTI europeu. O motor será o 1.4 (250 TSI) associado ao câmbio automático de seis velocidades.
Frente
Na porção dianteira, o Virtus GTS conta com para-choque exclusivo e faróis em LED. A grade é do tipo colmeia e abriga o logo GTS. Para dar um ar de exclusividade, a marca aplicou em algumas partes da carroceria a tonalidade preta que pode ser vista soleiras, retrovisores e para-choques.
Rodas
A versão conceitual é equipada com rodas de 18” calçadas com pneus 215/40 que deve ser replicadas na versão de produção.
Traseira
Na traseira, o Virtus GTS tem defletor na cor preto brilhante na tampa do bagageiro.
Motor
O Polo GTS e Virtus GTS serão equipados com o motor 1.4 com potência de 150 cv a 4.500 rpm não importando se tem etanol ou gasolina no tanque. O torque é de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. O motor trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.
Logan 2020
O Renault Logan 2020 fecha as novidades do primeiro semestre. O sedã seguirá o visual revelado nas patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além da mudança visual, o sedã receberá a transmissão automática do tipo CVT.
Dianteira
Na dianteira, o Renault Logan 2020 ganhará novo para-choque, grade e faróis. A mudança é a mesma adotada na reestilização no mercado europeu e africano.
Traseira
Já a traseira do Logan manterá praticamente o mesmo desenho atual. Lanternas e para-choque não mudam de acordo com o desenho das patentes registradas.
Motores
A gama do Renault Logan 2020 será comercializada com motores 1.0 12V SCe e 1.6 16V Sce. As opções de câmbio são o manual de cinco velocidades (1.0 e 1.6). O propulsor 1.6 terá também o câmbio CVT.
O motor 1.0 SCe tem potência de 79 cv e torque de 10,2 kgfm quando abastecido com gasolina e 82 cv e torque de 10,5 kgfm com etanol no tanque. O motor 1.6 SCe tem potência de 118 cv com gasolina no tanque e 120 cv quando abastecido com etanol. O torque é de 16 kgfm para ambos os combustíveis.
Prisma 2020
A terceira geração do Chevrolet Prisma fará sua estreia entre agosto e outubro de 2019. O sedã será construído a partir da nova plataforma Global Emerging Market (GEM). Além do visual renovado, o hatch terá novos motores 1.0 e 1.2 de três cilindros turbo que trabalharão em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.
Identidade visual
O Prisma 2020 seguirá a identidade visual atual da marca, com uma grande grade inspirada no Camaro. O carro foi totalmente reformulado, com novo desenho das colunas. A traseira também segue o padrão dos modelos da marca da gravata. As lanternas invadirão a tampa do porta-malas e placa de identificação será alojada no para-choque.
De lado, o sedã terá as laterais vincadas e a linha de cintura alta. A porta-traseira terá um vidro espia para facilitar a descida do total do vidro da porta traseira.
Civic 2020
A mudança de meio ciclo de vida da décima geração do Honda Civic deve estrear no segundo semestre e devem seguir as alterações do modelo americano. As mudanças são bem sutis e se concentram na dianteira que terá novo para-choque. A peça foi ganhou entrada de ar um pouco maior e molduras dos faróis de neblina foram redesenhadas. Completando visual a grade frontal em preto brilhante deve se tornar padrão em todas as versões. De acordo com um contato, as rodas de liga devem mudar de desenho de acordo com as versões. Na traseira nada muda.
Já no interior, o sedã ganhará central multimídia atualizada e novas forrações de acabamento.
Corolla 2020
O Toyota Corolla 2020 será a última novidade no segmento de sedãs. Chamada de Projeto 360B, a nova geração do modelo japonês fará sua estreia no último trimestre do ano. Além da mudança completa, o Corolla 2020 terá novo motor 2.0 flex e um inédito conjunto híbrido flex.
Plataforma
A nova geração será construída a partir da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA). Em setembro, a marca japonesa anunciou o investimento de R$ 1 bilhão para modernização da unidade de Indaiatuba (SP) para produção da nova geração do sedã.
Visual
A dianteira do Toyota Corolla 2020 ganhou linhas bem agressivas e esportivas. O novo para-choque terá uma enorme grade em formato colmeia que ocupa boa parte da porção dianteira do sedã. A logo da marca fica em destaque no centro unindo os faróis que terão formato com boa dose de ousadia. As versões americana e chinesa contam diferenças visuais no para-choque dianteiro. Por aqui, o nosso deve seguir o visual da versão chinesa.
Por conta da plataforma TNGA, o Toyota Corolla 2020 ficará maior proporcionando mais espaço interno para os ocupantes. Na parte inferior das portas um vinco quebra a monotonia do desenho. Em relação ao Auris, a porta traseira do sedã muda para dar nova caída para coluna “C”.
Na traseira, o Toyota Corolla 2020 recebeu lanternas estreitas que invadem a tampa do porta-malas. Iluminada por LED´s, elas são unidas por uma régua que se estender por cima da placa de identificação. A traseira é curta, mantendo uma certa esportividade no sedã. O para-choque terá vincos e na parte inferior ele abrigará uma reentrância e o escape ficará escondido por uma moldura.
Motor
A fábrica de Porta Feliz (SP) será a responsável por produzir o novo motor 2.0. O propulsor continuará a ser aspirada, porém, terá injeção direta de combustível. As potências e toque devem ficar bem acima dos números (153/144 cv e 20,7/18,6 kgfm) do motor 2.0 atual. O Toyota Corolla 2020 também ganhará nova transmissão CVT.
Híbrido
O Toyota Corolla 2020 terá também motorização híbrida. O motor será o 1.8 que trabalha em conjunto com um elétrico. O propulsor será o mesmo que é desenvolvido no Brasil e que roda em testes no Prius. O motor será o primeiro híbrido flex.