Scania R410 movido a gás e a biometano começa a ser vendido no Brasil
Em sua coletiva na Fenatran 2019, a marca sueca anunciou a venda do Scania R410 movido a gás e a biometano. Marca também anunciou testes do modelo movido a gás natural liquefeito (GNL) que serão realizados em parceria com a Ambev. Ao todo são 13 caminhões expostos no estande da marca na Fenatran 2019.
R410 GNC
A marca deu início as venda do R410 GNC. Segundo a Scania o interesse pelo produto aumentou depois da divulgação dos resultados da demonstração das unidades que rodaram na Citrosuco desde de dezembro de 2018.
Circulando na rota de Matão ao Porto de Santos (SP) os resultados apontaram redução de 15% no gasto do quilômetro rodando em função do uso do GNC.
O R410 A6x2 GNC é equipado com motor OC13 101 que rende potência máxima de 401 cv a 1.900 rpm e torque de 204 kgfm entre 1.100 e 1.400 rpm.
Scania R410 A6x2 GNL
Em parceria com a Ambev, a Scania começará rodar com dois caminhões R410 A6x2 GNL movidos 100% a gás natural liquefeito (GNL). Modelos rodaram pelo interior de São Paulo durante dois anos. Promessa é que redução de emissões de CO2 pode chegar até a 15% em relação ao similar diesel.
Os modelos são equipados com o motor OC13 101 que rende potência máxima de 401 cv a 1.900 rpm e torque de 204 kgfm entre 1.100 e 1.400 rpm.
P 280 6×2
O P 280 6×2 ganhou nova opção de motor de 7 litros e câmbio Opticruise de 14 velocidades. Na cor Azul Ultramarino o modelo tem cabine estendida. Entre os equipamentos estão suspensão traseira a ar, freio de estacionamento eletrônico. Indicado para levar combustível, carga refrigerada, granel, cargas volumosas, em baú, sider, dentre outros, por pequenas e médias distâncias.
G 500 8×4 XT
O G 500 8×4 XT conta com motor de seis cilindros e 260 kgfm de torque em baixas rotações. Segundo a Scania, a caixa de mudanças está 40% mais robusta e rápida. Seu PBT chega a 58 toneladas e a CMT a 210 toneladas. Voltado para o fora de estrada ele está apto a dar maior produtividade no transporte de minério.
G 540 6×4 XT
Voltado para as atividades de cana e madeira, o G 540 6×4 XT tem motor de seis cilindros com 275 kgfm de torque em baixas rotações. O caminhão tem auxílio de partida em rampa e seu CMT chega a 150 toneladas.
P 320 8×2
Equipado com motor de 9 litros e 320 cv de potência o P 320 8×2 é ideal para o cliente que quer transportar combustível, carga refrigerada, granel e em implementos baú ou sider, entre outros por pequenas e médias distâncias.
O modelo tem a cabine P leito e suspensão traseira a ar. O PBTC e 56.000kg permite atrelar uma julieta de até 1+2 eixos. Passa a ter uma nova opção de entre eixos de 6.950mm.
P 360 4×2
Já o P 360 4×2 tem motor de 9 litros e potência de 360 cv. Segundo a Scania ele pode atuar levando carga geral, carga volumosa, cegonha, baú frigorífico e outros, por médias e longas distâncias. Ele oferta cabine P leito com teto normal pode abrigar uma cama.
Scania Vintage
Para comemorar o bom número de vendas da Nova Geração Scania, a marca sueca lança na Fenatran 2019 a série especial Vintage que conta com o antigo logotipo Scania Vabis. A cabine é pintada na cor Black Magic com os adesivos dourados no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais.
A versão da série especial é um modelo R 450 6×2, o atual campeão de vendas da marca e o segundo mais vendido da indústria e dos pesados. O modelo é equipado com motor de 13 litros e 450 cv e torque de 239,7 kgfm.
Test drive
No espaço Fenatran Experience a Scania colocou os caminhões R 410 6×2 a gás, S 450 6X2, P 280 6X2 e um R 540 6X4 que estão disponíveis para test drive.