Nos dias atuais é difícil imaginar carros zero quilômetros sem itens como ar-condicionado, direção assistida e vidro elétrico. Em outros tempos eram conhecidos como carro básico. Mas, no mercado atual ainda existem três ofertas de modelos “pelados”. Chery New QQ, Fiat Mobi e Renault Kwid tem versões bem simples que atendem a frotistas e também aqueles consumidores que estão com a grana curta, mas, não abrem mão do sonhado carro zero.
Na parte de segurança, Mobi Easy e New QQ Smile seguem o regulamento e ofertam somente os compulsórios airbag duplo e freios ABS. Já o Kwid Life oferta airbags laterais e sistema ISOFIX de retenção infantil.
Já entre os itens de conforto o New QQ se destaca é o único que oferta como itens de série vidros elétricos dianteiros, rádio AM/FM e USB e dois alto falantes nas portas dianteiras. O Kwid Life oferece apenas preparação para som. Na versão Easy, o Mobi não tem nenhum item de conforto.
Dos três modelos, o New QQ Smile é o que tem preço sugerido abaixo dos R$ 30 mil. O compacto chinês é ofertado por R$ 27.490. Kwid Life e Mobi Easy tem preço similares e custam respectivamente R$ 32.490 e R$ 32.590.
Das três opções, o Kwid foi o modelo melhor avaliado nos testes de impacto do Latin NCAP. O Chery New QQ foi avaliado pelo instituto em julho de 2015 e não conquistou nenhuma estrela na proteção aos passageiros adultos e infantis. Avaliado em 2017, o Mobi teve apenas uma estrela na proteção aos ocupantes adultos e duas estrelas na proteção aos passageiros infantis. Já o Kwid conquistou três estrelas na proteção aos passageiros adultos e infantis.
Confira a lista de itens de série de New QQ, Mobi e Kwid.
Para se sobressair entre os concorrentes básicos à versão Smile do New QQ vem equipada com alguns itens de conveniência e conforto. Entre os principais equipamentos estão vidros elétricos dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura, bancos traseiros rebatíveis, rádio AM/FM e USB, dois alto-falantes, computador de bordo, ajuste elétrico do farol e abertura automática do porta-malas.
A versão Easy do Mobi entra no jogo seguindo na risca o regulamento e vem equipada somente com os equipamentos obrigatórios. Entre os principais itens de série estão rodas de aço de 13 polegadas, calotas integrais, brake light, ESS (Sinalização de frenagem de emergência), quadro de instrumentos com iluminação LED e display digital de 3,5 polegadas e banco traseiro bipartido.
Os principais itens de série do Kwid Life são rodas 14”, 2 airbags laterais, 2 airbags frontais, 2 Isofix, predisposição para rádio, indicador de troca de marcha e de condução, abertura interna do porta-malas e desembaçador do vidro traseiro.
O motor 1.0 Flex do Chery QQ rende potência de 74 cv a 6000 rpm e torque de 9,7 kgfm a 4500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 75 cv a 6000 rpm e torque é de 10,1 kgfm a 4500 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades.
O Mobi é equipado com motor 1.0 Fire EVO com potência de 73 cv a 6.250 rpm e torque de 9,5 kgfm com gasolina. Abastecido com etanol o veterano motor rende potência de 75 cv a 6.250 rpm e torque de 9,9 kgfm. A transmissão é manual de cinco posições.
O Kwid é equipado com o motor 1.0 SCe. O propulsor rende potência de 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm quando impulsionado por gasolina. Com etanol a potência é de 70 cv a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. O câmbio é o manual de cinco velocidades.
O New QQ Smile tem nota BB no programa de etiquetagem brasileiro do Inmetro. Em percurso urbano o New QQ faz médias de 8,9 km/l rodando com etanol e 12,9 km/l quando abastecido com gasolina. Já em circuito rodoviário, a média com etanol é de 9,9 km/l e 14,3 km/l rodando com gasolina.
Já o Mobi Easy conquistou nota AB no programa de etiquetagem brasileiro do Inmetro. O compacto tem médias de 9,2 km/l rodando na cidade com etanol no tanque e 13,5 km/l quando abastecido com gasolina. Rodando em estrada, a média com etanol é de 10,2 km/l e 15,2 km/l com gasolina.
O Kwid Life é o único dos três modelos que tem nota AA na aferição do Programa de Etiquetagem Brasileiro. Em ciclo urbano rodando com etanol o hatch faz média de 10,3 km/l e com gasolina a média é de 14,9 km/l. Já em trajeto rodoviário, a média com etanol é de 10,8 km/l e com gasolina é de 15,6 km/l.