Onix e Etios são os automáticos mais acessíveis do mercado. Veja qual se encaixa no seu bolso

Mesmo com a chegada do Chevrolet Onix Advantage, o Toyota Etios X ainda é o automático mais acessível do mercado. O modelo da marca americana é R$ 1.600 mais caro que o japonês. Os dois são comercializados em pacotes fechados, o Onix tem preço sugerido de R$ 53.990 e o Etios sai por R$ 52.390. Veja os prós e contras de cada um deles.

Chevrolet Onix Advantage
Foto | Chevrolet/Divulgação

De série

Ambos saem de fábrica com direção elétrica, ar-condicionado, sistema Isofix, travas elétricas, banco traseiro rebatível, entre outros itens. Porém, o Etios oferta vidros elétricos nas quatro portas, enquanto no Onix somente os dianteiros são elétricos. Já o Onix tem ajustes de retrovisores externos elétricos e no Etios o ajuste é manual.

No quesito sistema de som, o Onix vem de série com rádio AM/FM (RDS), MP3/WMA player, Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB. Já o Etios vem de série somente com antena.

O Onix tem alarme antifurto e fechamento automático das portas e vidros dianteiros. Já o Etios não tem sistema de alarme entre os seus itens de série, sendo equipado somente com chave com comando de abertura e fechamento das portas.

Rodas

Os dois saem de fábrica com rodas de aço e calotas. O Onix tem roda de aro 15” e o Etios de 14”.

Toyota Etios X
Foto | Toyota/Divulgação

Motores

Na versão X, o Toyota Etios é equipado com o motor 1.3 16V Dual VVT-i que rende 88 cv a 5.600 rpm e torque de 12,5 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 98 cv a 5.500 rpm e torque de 13,1 kgfm a 4.000 rpm. Já a transmissão é automática de quatro velocidades.

O Onix Advantage conta com o veterano motor 1.4 SPE/4, com potência de 98 cv a 6.000 rpm e torque de 13 kgfm a 4.800 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol no tanque, o propulsor desenvolve 106 cv a 6.000 rpm e o torque é de 13,9 kgfm a 4.800 rpm. O câmbio é o automático de seis velocidades.

Mesmo o motor do Etios tendo menos torque e potência, ele leva vantagem em relação ao Onix por ser um projeto mais moderno. Enquanto o Onix ainda faz uso do tanquinho de partida a frio, o Etios tem bico injetores que aquecem o combustível antes da partida.

Transmissão

Se o Etios leva na motorização, ele perde para o Onix quando assunto é transmissão. O modelo japonês ainda faz uso de um câmbio automático de quatro velocidades que tem uso ideal para rodar na cidade. Já o Onix conta câmbio automático de seis posições.

Consumo

O Toyota Etios 1.3 X faz média 8,2 km/l rodando na cidade e 9,2 km/l em estrada quando abastecido com etanol. Já com gasolina no tanque o hatch faz média de 11,8 km/l em trajeto urbano e 13,3 km/l em circuito rodoviário.

Já o Onix tem média 7,9 km/l rodando na cidade e 8,6 km/l em estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, a média é 11,7 km/l em ciclo urbano e 13,9 km/l em circuto rodoviário.

Ambos os motores tem nota A em sua categoria e nota B na classificação do Conpet. Em uso urbano, rodando com gasolina ou etanol o Toyota Etios leva vantagem por consumir menos combustível. Já em percurso rodoviário, o Etios consome menos o Onix quando abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, o Onix leva vantagem por fazer média um pouco maior que a do Etios.

Siga nossas redes sociais

Garantia

Onix e Etios contam com três anos de garantia total.

Revisões

Durante os três anos de garantia, quem comprar o Etios terá um custo total de R$ 1.129,34. Já o proprietário do Onix gastará R$ 1.288 de manutenção durante a vigência da garantia. O Etios leva pequena vantagem por oferecer um custo final de R$ 158,66 mais baixo.