Fiat Doblò, Strada e Weekend e Volkswagen Fox são modelos veteranos no mercado brasileiro
Produção
Foto | Montagem sobre fotos de Fiat/Divulgação e Volkswagen/Divulgação

Quatro modelos que ainda estão em produção no Brasil têm entre 15 e 21 anos. Fiat conta com três representantes e a Volkswagen figura com um modelo entre os veteranos. Da lista, o Fox é o mais “novo” e completou quinze anos de produção em outubro. A Weekend é a mais velha e chegou aos 21 anos, em 2018. Completando a lista, o Doblò está em fabricação desde de 2002 e a Strada começou sua jornada em 1998.

Volkswagen Fox Xtreme
Foto | Volkswagen/Divulgação – Volkswagen Fox Xtreme é vendido com câmbios manual e automatizado

Fox (15 anos)

O Fox chegou ao mercado em 2003, já como linha 2004. Inicialmente, o hatch foi lançado com carroceria de duas portas. A opção de quatro portas estreou em 2004. Em 2005, o modelo ganhou a versão aventureira CrossFox. O compacto chegou ao mercado com motores 1.0 8v e 1.6 8v. Sem mudanças visuais até 2010, o Fox ganhou algumas versões e séries especiais como Sunrise e Route. Em seus treze anos de mercado, o Fox foi reestilizado em 2010 e 2014.

Volkswagen Fox Connect
Foto | Volkswagen/Divulgação – Fox Connect tem opções de câmbio manual e automatizado de cinco velocidades

Primeira mudança

Em 2010, o Fox passou sua primeira mudança visual. As alterações mais visíveis foram na dianteira que ganhou novos faróis, capô, para-choque e para-lamas. No interior, a reformulação foi completa, no qual forros de portas e painel foram substituídos.

Ainda ostentando o visual de 2010, o Fox ganhou o motor 1.0 de três cilindros que equipava a versão BlueMotion. Nesse período, o compacto foi comercializado com motores 1.0 8v, 1.0 12v e o 1.6 8v.

Segundo retoque

Em 2014, o compacto passou por sua segunda mudança visual. Nela, as lanternas traseiras mudaram e passaram a invadir a nova tampa do porta-malas. Na dianteira, o Fox ganhou linhas inspiradas na sétima geração do Golf. Juntamente, com a reestilização o modelo ganhou também o novo motor 1.6 16v MSI que equipava versão topo de linha Highline e a aventureira CrossFox.

De 2014 a 2015, o Fox foi equipado com motores 1.0 8V, 1.0 12v, 1.6 8v e 1.6 16v. Na linha 2016, o motor 1.0 8v deu adeus ao mercado e todas as versões 1.o passaram a ser equipadas com motor 1.0 de três cilindros.

Atualmente, o motor 1.6 V é comercializado nas versões Connect e Xtreme.

Bom de venda

Apesar da idade, o compacto ainda é bom de venda e no acumulado do ano até novembro, o Fox teve 35.791 unidades vendidas. Como publicamos em novembro, o hatch deverá ganhar sobrevida até 2020.

Doblò
Foto | Fiat/Divulgação

Doblò (16 anos)

Com dezesseis anos de mercado e vendendo cada vez menos, o Doblò teve apenas 4.853 unidades vendidas até novembro de 2018. Lançado em 2002, o multiuso ficou até 2010 sem nenhuma alteração visual. A exceção foi a troca da tampa do porta-malas que foi substituída em 2003, pelas portas de abertura dupla.

Doblò
Foto | Fiat/Divulgação

Adventure

Em 2003, o modelo ganhou a versão Adventure, que até hoje é uma das versões mais vendidas. Desde seu lançamento o modelo foi equipado com motores 1.3 8v, 1.3 16v, 1.4 8v, 1.6 16v e 1.8 8v.

Doblò
Foto | Fiat/Divulgação

Ainda vendido na primeira geração no Brasil, o modelo foi reestilizado em 2010. O Doblò nacional está duas gerações atrás do modelo europeu.

Doblò
Foto | Fiat/Divulgação

Linha atual

O Doblò é comercializado nas versões Essence, de cinco e sete lugares e na topo de linha Adventure, ambas equipadas com motor 1.8 E.torQ.

Strada
Foto | Fiat/Divulgação

Strada (20 anos)

Comercial leve mais vendido do Brasil, a Strada completou 20 anos de produção neste ano. A idade não faz diferença para a picape que é líder de seu segmento há anos. Neste ano, nas vendas acumuladas até novembro, a picape emplacou 61.448 unidades. Lançada em 1998, já como linha 1999, a Strada inovou com cabine estendida no segmento dos modelos compactos.

Strada
Foto | Fiat/Divulgação

Ao longo de seus vinte anos de produção, a Strada passou por reformas visuais em 2002, 2004, 2007, 2012 e 2013. As mudanças sempre se concentravam na dianteira. Nas duas primeiras alterações, as lanternas traseiras se mantiveram com o mesmo formato, na mudança de 2007, a peça ganhou um complemento na tampa da caçamba, As lanternas só mudaram de fato, na reestilização de 2013. Aliás, nas quatro primeiras alterações visuais, a lateral da picape permaneceu sem mudanças. A picape só recebeu em 2013, as linhas laterais que estrearam nos irmãos (Palio, Siena e Palio Weekend) em 2007.

Strada Freedom
Foto | Fiat/Divulgação

Cabine dupla

Em 2009, a Fiat inovou mais uma vez e lançou a Strada com cabine dupla, com capacidade para quatro ocupantes.

Strada Freedom
Foto | Fiat/Divulgação

As maiores mudanças da Strada ocorreram na linha 2014, lançada em 2013. Nela, a picape ganhou uma caçamba mais alta, novas laterais, nova tampa traseira e laterais reformuladas. Mas, a grande vedete da linha foi a adoção da terceira porta do lado direito, para facilitar o acesso dos ocupantes.

Fiat Strada
Foto | Fiat/Divulgação

Versões

Atualmente, a picape é vendida nas versões Working (cabine simples), Hard Working (cabines simples, estendida e dupla), Freedom (cabines simples e dupla) sempre equipadas com motorização 1.4 Fire e na Adventure (cabine dupla) equipada com o motor 1.8 E.torQ.

Fiat Weekend 2019
Foto | Fiat/Divulgação

Weekend (21 anos)

Com 21 anos de mercado, a Weekend é derivada da primeira geração do Palio, a Fiat Palio Weekend chegou ao mercado em 1997. O modelo passou por mudanças visuais em 2001, 2004, 2007 e 2012. O visual atual é fruto da última reestilização de 2012.

Weekend
Foto | Fiat/Divulgação

Motores

A perua já foi equipada com motores 1.0, 1.3 8v, 1.3 16v, 1.4, 1.5, 1.6 8v, 1.8 8v, 1.6 16v e 1.8 16v. Em 2007, a Palio Weekend passou por sua mudança visual mais profunda, ganhando novas lanternas traseiras, novas estampagens das portas e novos faróis. Com exceção do novo para-choque de 2012, a versão atual conta praticamente com o mesmo desenho de 2007.

Weekend
Foto | Fiat/Divulgação

Adventure

Em 1999, a Palio Weekend estreou a versão Adventure que contava com visual mais off-road, suspensão elevada e o famigerado quebra-mato.

Weekend
Foto | Fiat/Divulgação

Em 2007, um dos destaques mecânicos da perua foi a chegada do sistema Locker, de bloqueio de diferencial, quando foi lançado o sistema era item de série nas versões Adventure, hoje a tecnologia é ofertada como item opcional.

Weekend
Foto | Fiat/Divulgação

Nos dias de atuais

Hoje, vendida nas versões Attractive com motor 1.4 Fire e Adventure com propulsor 1.8 E.torQ, a perua é chamada somente de Weekend.

Vendas

Representante de um segmento em extinção no Brasil, a perua não deverá ter vida longa no mercado nacional. Neste ano, a Weekend vendeu apenas 3.104 unidades nas vendas acumuladas até novembro.

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