InícioMatérias especiaisConfira os 10 carros mais roubados do Brasil

Confira os 10 carros mais roubados do Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Coincidentemente, a lista dos 10 carros mais roubados do Brasil é similar a dos modelos mais vendidos em suas categorias

Líder de vendas por anos consecutivos, o Chevrolet Onix lidera o ranking de carros mais roubados do Brasil, de acordo com levantamento da CEABS Serviços. A pedido da reportagem do Autos Segredos a empresa que atua no ramo de monitoramento, rastreamento de veículos e gestão de risco e de frota listou os dez mais roubados/furtados e os principais motivos.

Na lista elaborada pela empresa há carros de passeio e picapes. Com exceção da Toyota Hilux e da Fiat Toro, os oitos modelos restantes são carros populares. Um dado curioso na listagem da consultoria é que não há nenhum SUV entre os dez mais roubados.

O Chevrolet Onix é o principal alvo dos ladrões, pois o veículo é muito desejado pelos desmanches para abastecer o mercado. Outros motivos apontados pela CEABS Serviços, são os golpes nas seguradoras, que são os casos em que o próprio dono está por trás das ocorrências de furtos e roubos. O hatch também é visado para fuga de assaltos ou para ser usado nas ações de outros crimes.

Toyota Hilux Challenge
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Toyota Hilux roubada é usada para tráfico de armas e drogas

Já os motivos de cobiça pela Toyota Hilux (a segunda mais roubada) são diferentes. A picape é usada para contrabando de drogas e armas em países vizinhos como Paraguai e Bolívia. Mas mais do que isso, desmanche e clonagem são os principais motivos de roubo da picape.

10 carros mais roubados do Brasil

  1. Chevrolet Onix
  2. Toyota Hilux
  3. Hyundai HB20
  4. Volkswagen Gol
  5. Fiat Toro
  6. Ford Ka
  7. Volkswagen Voyage
  8. Fiat Mobi
  9. Renault Logan
  10. Chevrolet Prisma

Os motivos para a cobiça dos ladrões pelos outros 8 que completam a lista dos mais roubados são os mesmos do Chevrolet Onix. Ou seja, eles são usados para abastecimento do mercado de peças (leia-se desmanche de veículos), golpe nas seguradoras e também para fuga de assaltos e outros crimes.

Principais horários de furtos e roubos de carros

Os dados da CEABS Serviços também mostram os principais horários para as ocorrências de furtos e roubos. No caso dos furtos, o levantamento aponta que eles se concentram das das 07h às 13h e das 19h às 23h. Já no caso dos roubos onde há uso de armas e violência nas ações, os horários de maior incidência ocorrem das 08h às 12h e 19h às 23h.

Falta de peças na pandemia fez furtos subirem

A taxa de furto de veículos subiu de 30% (2021) para 51% (2022), e em algumas carteiras esse percentual chegou aos 69% quando analisado o segmento de veículos de passeio. Segundo Leandro Roncatto, Gerente de Ocorrências da CEABS Serviços, esse aumento é reflexo da ausência de peças no mercado (pandemia), para abastecimento dos desmanches. Além disso, observamos um aumento expressivo de desmanches a céu aberto de veículos de passeio em alguns estados como São Paulo e Rio Grande do Sul.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -