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10 opções para ser o seu primeiro carro zero km

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Tirou carteira recentemente? Ou está à procura do seu inédito 0 km? Há modelos bons e acessíveis para ocupar a garagem de casa

Por Fernando Miragaya

Sem plagiar o comercial do sutiã dos anos 1980, mas o primeiro carro a gente também nunca esquece. Para muitos, é a realização de um sonho. Para outros tantos, a opção de ter mais flexibilidade e independência para se locomover. Seja qual for, o mercado está repleto de boas opções de automóveis para estrear a garagem de qualquer um.

Separamos 10 modelos 0 km que podem ser o seu primeiro carro. Tem hatch, sedã, subcompacto de entrada e até SUV. Todos em versões básicas, mais acessíveis, mas que trazem o mínimo de equipamentos para você ser feliz ao volante. Além de terem consumo razoável e custo de manutenção regular.

Ah! Se você estiver interessado em opções mais, digamos, em conta, também fizemos uma matéria com 10 carros até R$ 50 mil que podem estrear a sua garagem. Dê uma conferida.

Renault Kwid Zen

Renault Kwid Zen 2023
Foto | Júlio Max/Auto Realidade – Kwid faz média de 15,3 km/l rodando na cidade
  • Preço: R$ 65.790
  • Motor: 1.0 12V de 71/68 cv e 10/9,4 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 10,8 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 15,3 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.529,80

O automóvel mais barato do país claro que é uma boa opção para ser o seu primeiro carro. O Kwid é uma dica especialmente para estudantes universitários que acabaram de tirar a CNH, profissionais liberais que estão em início de carreira ou mesmo solteirões e solteironas convictos (as) que querem um carro prático e fácil de estacionar.

O subcompacto é versátil para a cidade e o motor tricilíndrico recebeu um tapa para se adequar ao Proconve L7. Ganhou alguns cavalinhos a mais e sistema start/stop para ficar ainda mais eficiente. Além disso, o modelo trouxe reforços na estrutura e controles de estabilidade e tração de série na carona de sua primeira reestilização.

A configuração de entrada Zen é bem básica. Além do ESC, agrega quatro airbags, assistente à partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, luzes de condução diurna de LED, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, som com Bluetooth e USB e banco traseiro rebatível.

Fiat Mobi Like

  • Preço: R$ 65.890
  • Motor: 1.0 8V de 74/71 cv e 9,7/9,3 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,6 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 13,5 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.896

O Mobi só perde por R$ 100 o posto de carro mais barato do país, mas assim como o rival Kwid é outra boa opção de veículo para estrear na garagem. Tem dimensões enxutas e é fácil de estacionar. O veterano motor 1.0 Fire não é tão moderno e econômico, mas pelo menos tem mecânica considerada simples e foi recalibrado por causa do Proconve L7.

O subcompacto da Fiat perde é em itens de segurança e de conforto se comparado ao concorrente da Renault. Os controles de estabilidade e de tração até passaram a ser oferecidos na linha 2023, mas apenas como opcionais. Além disso, só sai de fábrica com os airbags frontais exigidos por lei.

Na parte de equipamentos, monitoramento dos pneus, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros (com funções um toque e anti-esmagamento) e travas elétricos e computador de bordo.

Chevrolet Onix 

  • Preço: R$ 78.700
  • Motor: 1.0 12V de 82/78 cv e 10,6/9,6 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,5 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 13,8 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.924

A variante aspirada do hatch da General Motors tem argumentos de sobra para ser o seu primeiro carro. Afinal, trata-se de um modelo que vende bem (foi o mais emplacado do país por cinco anos seguidos) e, por isso mesmo, tem boa liquidez e valorização alta quando seminovo ou usado.

A mecânica também merece elogios, mesmo na opção sem turbo. O tricilíndrico entrega boas acelerações e consumo eficiente – mais com gasolina. Pesa contra o modelo o baixo vão livre do solo, que faz com que o carro raspe em qualquer descida de garagem, e também a falta de unidades nas lojas, devido ao (ainda) problema no abastecimento de semicondutores.

O Onix também se destaca pelo nível de equipamentos. Desde esta versão de entrada, recebe seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, limitador de velocidade, som com Bluetooth e vidros dianteiros e travas elétricos.

4 – Citroën C3 Live

  • Preço: R$ 68.990
  • Motor: 1.0 6V de 75/71 cv e 10,7/10 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,3 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 12,9 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.436

A terceira geração do C3 acaba de ser lançada com jeito de hatch altinho para fazer o projeto indiano parecer um SUV – e também como dica para ser o seu primeiro carro. Fruto de uma plataforma simplificada do novo Peugeot 208, o modelo da Citroën chegou com preço bem agressivo, tanto na loja como no pós-venda.

O carro começa em menos de R$ 70 mil nesta versão de entrada Live com motor 1.0 da Fiat, porém bem aliviada em equipamentos. Sequer tem limpador e desembaçador do vidro traseiro, som simples ou mesmo maçanetas na cor do veículo.

Na segurança, apenas os controles de estabilidade e tração exigidos por lei para projetos novos desde 2020, além dos também obrigatórios airbag duplo e freios ABS. Ar, direção elétrica, luzes diurnas, sensor de pressão de pneus, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo fazem parte da lista minimalista de itens de série.

Volkswagen Gol

VW Gol 2023
Foto | Volkswagen/Divulgação – VW Gol sairá de linha depois de 42 anos de produção. Edição de despedida será batizada de Last Edition
  • Preço: R$ 76.500
  • Motor: 1.0 12V de 84/77 cv e 10,4/9,7 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,4 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 13,7 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 2.692,62

O velho guerreiro é sempre uma alternativa de primeiro carro, seja para famílias, para o trabalho ou para quem está com CNH nova. A começar pela fama de robustez mecânica, facilidade em encontrar peças e valorização na revenda.

O motor três-canecos é um dos mais bem dispostos do mercado, com boa força em baixas rotações e consumo condizente. Só as revisões da Volkswagen que deixaram de ter preços mais competitivos, e não custa lembrar que o Gol sairá de linha até o início de 2023 para dar lugar ao novo Polo Track e a uma nova linha de crossovers compactos.

E aqui temos um carro bastante racional também em termos de equipamentos. Entre os itens, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, suporte para celular, limpador e desembaçador do vidro traseiro e chave tipo canivete (sem função remota). Não tem controles de estabilidade nem som.

Hyundai HB20S Vision

  • Preço: R$ 80.390
  • Motor: 1.0 12V de 80/75 cv e 10,2/9,4 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 10,0 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 13,7 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.549,02

O seu primeiro carro também pode ser um sedã, opção vantajosa para quem carrega muita coisa, está começando uma família ou mesmo usa o carro para trabalhar. Recentemente remodelado, o HB20S se vale do motor 1.0 da família Kappa, que surpreende no desempenho, e também de custos de revisões entre os mais em conta da categoria de compactos.

Outra vantagem do sedã é que ele vem bem recheado. São quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de subida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico e central Bluemedia com tela de 8”.

Toyota Yaris XL CVT

Toyota Yaris XS 2023
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Para quem quer um carro automático, o Yaris XS é uma boa opção
  • Preço: R$ 93.590
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv e 14,9/14,3 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 8,7 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 12,2 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.724,60

Olha que maravilha, seu primeiro carro pode ser um automático logo de cara. Tudo bem que o Yaris só tem essa opção de transmissão, a CVT de sete marchas virtuais que proporciona um belo conforto, mas também significa um preço mais salgado.

O hatch compacto carrega ainda a reputação e toda a empatia que cerca a Toyota. Fama de robustez e revisões com preço fixo com valores baixos em relação à concorrência são outras vantagens do modelo da marca japonesa.

Na reestilização da linha promovida no início do ano, o Yaris ainda ficou mais equipado. O modelo de entrada já chega à revenda com sete airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, trio e sistema multimídia com tela de 7” e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Renault Logan Life

  • Preço: R$ 85.590
  • Motor: 1.0 12V de 82/79 cv e 10,5/10,2 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,6 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 13,6 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.659,40

O Renault Logan pode ser a alternativa para quem quer que o primeiro carro seja mais espaçoso. Beneficiado por um entre-eixos de 2,62 m, o sedã da Renault oferece uma cabine discretamente mais generosa que a maioria dos rivais do segmento de compactos.

O motor da família SCe anda bem na cidade e não vai com muita sede ao pote, ainda mais que a linha tem start/stop de série. Ao mesmo tempo, as revisões também têm preços competitivos.

Só não se empolgue com a lista de equipamentos. Na segurança, o Logan de entrada só oferece quatro airbags e o obrigatório freio com ABS – controle de estabilidade só na opção topo de linha. No mais, o trivial ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos e preparação para som.

Peugeot 208 Like

  • Preço: R$ 84.990
  • Motor: 1.0 6V de 75/71 cv e 10,7/10 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 10,4 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 14,7 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.526

Carro bonito também tem vez para estrear a garagem de muita gente. Importada da Argentina, a segunda geração do 208, além de ser um carro com linhas arrojadas e diferentes, proporciona boa dirigibilidade, oferece comportamento dinâmico apurado e um acabamento bacana.

O compacto da Peugeot passou a usar o motor Firefly de origem Fiat para ter versões de entrada mais baratas. A Like, mais básica, sai de fábrica com quatro airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, luzes de condução diurnas, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e central multimídia com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.

Fiat Pulse Drive 1.3

  • Preço: R$ 95.590
  • Motor: 1.3 8V de 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm
  • Consumo etanol cidade: 9,1 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 12,6 km/l
  • Custo total das três primeiras revisões: R$ 1.548

A categoria preferida do público também pode ser o seu primeiro carro. O Fiat Pulse é um dos SUVs mais baratos do mercado nesta versão de entrada com motor 1.3 bem-disposto e câmbio manual de cinco marchas, o que realça ainda seu bom custo/benefício.

Isso porque o crossover baseado no Argo vem bem fornido. Além dos controles de estabilidade e de tração, recebe airbags frontais, laterais dianteiros e de cabeça, assistente à partida em rampas, ar automático, sensor de ré, rodas de liga-leve, trio e central multimídia com tela de 8,4″ e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

*preços públicos sugeridos pelas montadoras na segunda semana de setembro válidos para todo o Brasil, exceto para os estados de São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus

**custos de revisões sugeridos pelas montadoras na segunda semana de setembro referentes à soma das três primeiras manutenções obrigatórias: 10.000 km, 20.000 km e 30.000 km

***consumos conforme padrões do Inmetro publicados na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem

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