Apresentado no início deste ano no Salão de Genebra, o Volvo V40 é mostrado no Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo. Não menos importante é a presença no estande do Volvo V60 Racing, inédito, que homenageia a perua 850 que correu no BTCC há quase 20 anos.

Mistura de hatch com perua, o Volvo V40 já é sucesso em outros mercados e estará disponível para a venda no Brasil em 2013, quando serão revelados detalhes técnicos, versões e preços. Chris Benjamin, diretor de design da Volvo, explicou que buscou conferir ao hatch linhas simples, elegantes e funcionais, características do design escandinavo.

Considerado o hatchback mais seguro do mundo pelo EuroNCAP, o carro possui airbag para pedestres, que é ativado em velocidades de até 50 km/h, e protege a cabeça do pedestre do impacto com o vidro; detector de pedestres, aviso de mudança involuntária de faixa entre 65 e 200 km/h, Park Assist, City Safety, que reduz ou evita impactos em velocidades de até 50 km/h e o Road Sign Information, que faz leitura de placas de trânsito, exibe-as no painel e alerta o motorista caso não esteja sendo respeitada a velocidade indicada.

Com relação a informações técnicas nada foi dito. Na Europa o modelo conta com motores 1.6 Ecoboost de 150 e 180 cv, além do T5 2.5 de 254 cv, mas os motores que serão disponibilizados aqui ainda são um segredo a ser revelado apenas em 2013 com a proximidade do lançamento. Caberá a ele substituir o C30, que sai de linha em dezembro

Algo que também chama atenção no estande da favricante sueca é o Volvo on call. Trata-se de um aplicativo disponibilizado gratuitamente para smartphones e tablets iOS e Android. Além de oferecer controle de funções de climatização (ativando o motor se necessário), ainda dispõe de localização em tempo real e bloqueio do carro, verificação de portas e janelas e seu fechamento, detalhes de consumo e quilometragem, ligar buzina e alerta para localização em estacionamento, além do histórico de 40 dias de médias de consumo e rotas realizadas. Isso através da internet.

O estande da marca contou com outros modelos, como a recém lançada V60, o Volvo C30 Elétrico e o crossover XC60. A grande cereja do bolo no entanto foi a aguardada V60 Racing com pintura inspirada no 850 do BTCC.

As rodas de 18 polegadas originais receberam pintura especial cinza – também acompanhando o layout do modelo de 1994 – com pneus Michelin Pilot Sport, com medidas 235/40 R18. A suspensão traz molas específicas para competição, que reduzem a altura do solo e aumentam a performance do Sportswagon nas pistas. Do interior foi retirado qualquer mimo. Entra um antantônio – projetado conforme os padrões de homologação da FIA – e um banco concha de competição, apto ao uso de cinto de quatro pontos. O motor do V60 Racing é o T5, 2.0 Turbo de quatro cilindros em linha, com injeção direta e potência superior a 250 cv. A tração é dianteira e a transmissão é automatizada de dupla embreagem, com seis velocidades.

Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos

Curta o Autos Segredos no Facebook!