O Volkswagen up! 2018 que será apresentado no dia 17 de abril, para parte da imprensa especializada. O compacto chega com mudanças visuais na dianteira, traseira e interior que recebeu acabamento mais caprichado. As vendas começam ainda em abril, porém os preços ainda não foram revelados. Mas, não será surpresa se vierem com aumento.

Dianteira

Segundo a Volkswagen, as mudanças visuais deixaram o up! 2018 com aparência mais esportiva. As maiores mudanças estão concentradas na dianteira que recebeu novo para-choque mais pronunciado com um grande aplique preto e os faróis contam com novos elementos internos. A grade do radiador passa a contar com friso cromado que se conecta a linha que margeia os faróis.

De lado

O up! 2018 TSI passa ter estampado na coluna “B” a sigla que identifica o motor turbo. O take up! recebeu calota 14” e o move up! traz a roda de liga leve 14”. Por fim, a versão high up! ganhou nova roda de liga leve 15”.

Traseira

Na traseira, o up! 2018 ganhou lanternas escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). O para-choque traseiro redesenhado recebeu um difusor e refletores.

Versões

Para marcar a chegada da linha renovada, o up! 2018 recebeu a série especial connect. Vendida exclusivamente com motor TSI, ela tem retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som “Composition Phone”. A versão “connect” será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.

Interior

A Volkswagen afirma que o interior do up! 2018 o acabamento interno foi refinado. O painel recebeu novo volante global (multifuncional e com acabamento de couro, dependendo da versão), suporte para celular, figurino dos bancos e texturas são novos. Isso sem falar na iluminação ambiente, inédita nessa categoria. Um filete de LED branco destaca toda a parte inferior do painel.

O quadro de instrumentos passa a contar com três grandes mostradores circulares, dispostos de maneira estratégica para facilitar a leitura: à esquerda fica o conta-giros, à direita o marcador do nível de combustível e, ao centro, o velocímetro junto com a tela central com iluminação branca.

O compacto recebeu também o indicador de porta(s) aberta(s) e o aviso de tempo de revisão. A nova tela de  3,5” também tem as funções de mostrar temperatura externa, relógio, indicador de troca de marchas, entre outros. Já o painel da versão take é construído em peça única na cor Preta Titan.

O mesmo tom é usado na versão move up!, porém com a faixa superior (PAD) texturizada em Preto Satin. O cliente tem à disposição outra configuração para o painel do move up! com a parte inferior na cor Dublin, em tom mais claro, requinte para a versão intermediária.

O high up! recebe o faixa superior (PAD) do painel com design Loom light, com acabamento escurecido para o ambiente claro e PAD claro para ambiente escuro.

Conectividade

O novo up! TSI oferece o sistema “Composition Phone”, que por meio do aplicativo “maps + more” (disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS) instalado no smartphone permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5”, o sistema “Composition Phone” conta ainda com entradas auxiliar e SD-Card e porta USB (capaz de carregar a bateria do celular), posicionada no suporte de celular.

Versões

O take up! vem equipado com pneus (175/70 R14) de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, palhetas do limpador de para-brisa do tipo “aerowischer” (de alta eficiência), alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, passa a contar com iluminação no porta-malas, relógio digital e suporte para celular (inédito no segmento). Atrás do suporte do celular há, ainda, uma entrada USB para carregar o telefone.

Como opcional, o cliente tem à disposição o pacote “take completo”, que acrescenta o sistema “easy drive” (direção com assistência elétrica), coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travamento das portas elétrico.

Já a move up! com motor TSI passa a vir de série com iluminação ambiente no painel, volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

Além de todos os itens da take up!, a move agrega sistema “easy drive”, chave canivete com controle remoto, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos e sistema de som “Composition” com quatro alto-falantes e dois tweeters. Completo de série, o único opcional para o move up! TSI é o sistema de som “Composition Phone”.

A topo de linha high up! vem com todos os itens da move e acrescenta sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e a função “Coming & Leaving Home”. A função “Coming & Leaving Home” faz com que, toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acendam automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro, garantindo comodidade ao iluminar a garagem, por exemplo.

O high up! traz de série também faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h.

Motores e câmbio

O up! 2018 mantém as duas opções de motorização 1.0 de três cilindros: a MPI de até 82 cv (câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automatizada I-Motion) e a TSI  de até 105 cv (câmbio manual de cinco marchas).

Fotos | Volkswagen/Divulgação