Volkswagen Tarok é uma das grandes novidades do Salão do Automóvel de São Paulo. Inédita picape chegará em 2020 para brigar diretamente com a Fiat Toro e Renault Oroch
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marcelo Jabulas

A Volkswagen chega no Salão do Automóvel de São Paulo embalada com a apresentação do utilitário-esportivo (SUV) T-Cross, que promete acirrar a briga no nicho de jipinhos compactos. Depois de sua premiere, a marca detalhou as especificações do produto. Mas a bola da vez foi o conceito Tarok, que dará vida a nova picape da marca alemã, que concorrerá com a Fiat Toro. A picape dividiu as atenções com o SUV elétrico I.D. Cross. A linha I.D. tem a incumbência de girar 1 milhão de unidades elétricas em todo mundo a partir de 2025. Antes dele chegar, a marca testará o mercado brasileiro com o Gold GTE, versão híbrida do hatch alemão.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

T-Cross

A VW quer ampliar sua participação no mercado com o T-Cross e outros três modelos, que irão se juntar ao Tiguan. A ideia da VW ampliar sua cobertura para 92% de participação no total do mercado. Para superar a concorrência o jipinho contará com seis airbags, detector de fadiga, controle de estabilidade (ESP), sistema multimídia com tela de oito polegadas, quadro de instrumentos digital, seletor de condução com quatro modos. O carro ainda conta com sistema que conecta o carro ao telefone e transfere dados do carro para o aparelho.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tarok

A picape conceitual foi desenhada pelo time de design da VW do Brasil. Segundo o chefe de design da marca, José Carlos Pavone, o carro foi projetado para oferecer melhor usabilidade que as picapes convencionais. Apesar de não negar inspiração na líder do mercado, a Tarok, mesmo conceitual tem formas mais convencionais que a Toro.

Ela conta com uma escotilha atrás do banco traseiro, que permite inserir objetos longos como pranchas de maneira e estacadas, sem apoiar sobre a capota. Como já tinha sido antecipado, o carro terá tração 4×4 e capacidade de carga de uma tonelada. A única informação consistente é que o o conceito será muito fiel ao carro final, que chega num futuro muito próximo. Ou seja, até o final de 2019.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

GTS

A VW também anunciou o retorno das versões GTS, que chegaram para Virtus e Polo. Os modelos serão equipados com motor 1.4 de 150 cv e 25 mkgf de torque, que garantiram um vigor esportivo que vai além do visual arrojado.

Balanço

A marca fez um balanço dos primeiros nove meses do ano, com volume global de 4,6 milhões de unidades, com 3% de crescimento. O Brasil é o destaque com elevação de 36%, que levou a América Latina a 11% de aumento de vendas. Os executivos creditam esse desempenho ao plano de investimentos de R$ 7 bilhões, que já colocou 11 novos produtos no mercado, com modelos como Virtus, Polo, Jetta e Tiguan.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.