Passat foi lançado no Brasil, em 1974, sendo fabricado em São Bernardo do Campo (SP)
Passat
Foto | Volkswagen/Divulgação

Lançado em 1974, como modelo 1975, a Volkswagen comemora 45 anos do lançamento do Passat. O modelo fabricado, em São Bernardo do Campo (SP), foi primeiro da marca com tração dianteira e arrefecimento a água. O Passat chegou ao Brasil menos de um ano depois de ser lançado na Alemanha. Suas linhas eram assinadas pelo carrozziere italiano Giorgetto Giugiaro.

Versões

O Passat chegou ao mercado em duas versões de acabamento, L e LS. Ambas eram ofertadas na carroceria de duas portas. Seu design mesclava linhas de sedã e cupê e traseira com estilo fastback. O que propiciava uma excelente porta-malas com capacidade para 450 litros de bagagens.

Motor

O modelo era equipado com motor de 1.471 cm³ de cilindrada que rendia 78 cv e 11,5 kgfm de torque. O propulsor era ligado ao câmbio de quatro marchas. O conjunto era capaz de levar o Passat aos 100 km/h em 15,3 segundos. A velocidade máxima era de 150 km/h. Segundo dados da marca, o consumo rodoviário era de 12 km/l.

Quatro portas

Em 1975, o Passat ganhou a carroceria de quatro portas. Na mesma época, o modelo passou a ser ofertado na versão TS equipada com motor 1.6 importado da Alemanha. O propulsor tinha carburador de corpo duplo e era acoplado com câmbio de 5 marchas.

Passat
Foto | Volkswagen/Divulgação

Segundo a Volkswagen, na primeira versão o Passat era identificado pela dianteira com quatro faróis. Entre os equipamentos disponíveis ele conta com conta-giros no painel (pouco difundido à época), mostradores auxiliares no console e volante de três raios.

Já em 1976, a Volkswagen lançou o modelo de 3 portas (hatchback) que tinha o porta-malas integrando o porta-malas à cabine. O Passat também teve um modelo com cinco portas produzido no Brasil.

Para atingir o público mais jovem, a VW lançou em 1978 o Passat Surf.

Álcool

Em 1979, o Passat passou a contar com versão movida a álcool. O motor 1.5 era baseado no a gasolina e sua principal alteração era a maior taxa de compressão (10,5:1), obtida por meio de um novo design dos pistões. Inicialmente, o Passat a etanol foi vendido com exclusividade para órgãos governamentais. As versões a etanol eram as mesmas da linha tradicional, a gasolina.

Passat
Foto | Volkswagen/Divulgação

Iraque

Conhecido como Passat Iraque, a versão TSE era destinada para exportação ao país do Oriente Médio. Segundo a VW, os iraquianos compraram cerca de 170 mil unidades do carro entre 1973 e 1988.

O modelo tinha carroceria com quatro portas, motor de 1.6 e câmbio de quatro marchas. Bancos em veludo vinho, radiador de cobre e ar-condicionado extra potente faziam parte dos itens de série. Devido a boa aceitação, o modelo foi oferecido no mercado brasileiro, com boa aceitação.

Até 1988

A primeira geração do Passat foi fabricada no Brasil até dezembro de 1988. No total, foram produzidos 897.829 carros, dos quais cerca de 221 mil para exportação.

Segunda geração

Rebatizada para Santana, a segunda geração do Passat também foi fabricada no Brasil. Lançado no país em 1984, o Santana teve versões com duas e quatro portas, além de uma station wagon, a Quantum. Contava com motores 1,8l a gasolina ou álcool e, opcionalmente, câmbio automático. Durante seus primeiros anos no mercado nacional, conviveu com a primeira geração.

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