Com o mesmo cofre do motor que o irmão, VW Nivus usa recurso igual ao da Honda com o WR-V em relação ao Fit, colocando hastes para que os para-lamas fiquem mais altos
Os Volkswagen Polo, Virtus, T-Cross e agora o recém-lançado Nivus são construídos a partir da mesma arquitetura, batizada de MQB. Assim, eles compartilham o mesmo cofre de motor, caixas de rodas e toda estrutura da plataforma, que muda de acordo com o modelo por conta do maior ou menor entre-eixos.
Cofre não muda
Os modelos construídos a partir da plataforma MQB mantém o mesmo cofre do motor. Virtus e Polo têm a frente mais baixa, com para-lamas instalados diretamente nas caixas de rodas. E é exatamente aí que vem o truque para que o VW Nivus fique com a frente mais alta que a dos irmãos.
No SUV, os novos para-lamas não são apoiados diretamente nas caixas de rodas, sendo fixados em hastes para que possam ficar mais altos. Aliado a isso, os para-lamas são presos no novo painel frontal, que é exclusivo do VW Nivus, para receber o novo capô.
O recurso permite o uso da arquitetura em diferentes modelos. O SUV T-Cross, por exemplo, também lançou mão de apoios para que sua frente ficasse mais alta e robusta.
Tal recurso foi usado pela Honda para que o WR-V ficasse com a frente elevada em relação ao Fit. E muito provavelmente será aproveitado pela Fiat no SUV do Argo.
Afinal, se os modelos são construídos a partir da mesma arquitetura, não se justifica o desenvolvimento de um cofre de motor específico para cada um.
Alma e corpo de Polo
Mas não há como negar que o VW Nivus é um “Polão”, mesmo tendo ganhado identidade própria com os novos desenhos dianteiro e traseiro. De resto, portas, teto e boa parte do acabamento interno são oriundos do hatch.
Na traseira, as fotos da carroceria divulgadas pela marca revelam o que foi feito para que o Nivus recebesse tampa do porta-malas e novas lanternas. A marca “esticou” a lateral do porta-malas para abrigar a nova tampa traseira. Além de deixar a porção traseira mais robusta, o recurso fez com o que a capacidade de carga pulasse dos 300 litros do hatch para 415 litros.
LEIA TAMBÉM:
- Confira todos os detalhes do VW Nivus 2021
- Gol e Voyage Patrulheiro são versões para a segurança pública
- VW Fox 2021 será o carro mais velho da “Nova VW”
Mais alto
Outro recurso para que o Nivus ficasse dois centímetros mais alto foram as rodas de maior diâmetro e pneus mais borrachudos, que contribuíram para que a altura do SUV passasse para 1,49 metro. Em função das mudanças nas porções frontal e traseira, o VW Nivus ficou 21 centímetros maior no comprimento que em relação ao Polo, medindo 4,26 m. Já o entre-eixos de 2,56 metros é compartilhado por ambos.
Siga nossas redes sociais
- Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
- Acompanhe o Marlos Ney Vidal no Instagram
- Curta nossa fanpage no Facebook
- Confira o canal do Autos Segredos no YouTube