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Confira o truque que deixou a frente do VW Nivus mais alta que a do Polo

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Com o mesmo cofre do motor que o irmão, VW Nivus usa recurso igual ao da Honda com o WR-V em relação ao Fit, colocando hastes para que os para-lamas fiquem mais altos

Os Volkswagen Polo, Virtus, T-Cross e agora o recém-lançado Nivus são construídos a partir da mesma arquitetura, batizada de MQB. Assim, eles compartilham o mesmo cofre de motor, caixas de rodas e toda estrutura da plataforma, que muda de acordo com o modelo por conta do maior ou menor entre-eixos.

Cofre não muda

Os modelos construídos a partir da plataforma MQB mantém o mesmo cofre do motor. Virtus e Polo têm a frente mais baixa, com para-lamas instalados diretamente nas caixas de rodas. E é exatamente aí que vem o truque para que o VW Nivus fique com a frente mais alta que a dos irmãos.

No SUV, os novos para-lamas não são apoiados diretamente nas caixas de rodas, sendo fixados em hastes para que possam ficar mais altos. Aliado a isso, os para-lamas são presos no novo painel frontal, que é exclusivo do VW Nivus, para receber o novo capô.

O recurso permite o uso da arquitetura em diferentes modelos. O SUV T-Cross, por exemplo, também lançou mão de apoios para que sua frente ficasse mais alta e robusta.

Tal recurso foi usado pela Honda para que o WR-V ficasse com a frente elevada em relação ao Fit. E muito provavelmente será aproveitado pela Fiat no SUV do Argo.

Afinal, se os modelos são construídos a partir da mesma arquitetura, não se justifica o desenvolvimento de um cofre de motor específico para cada um.

Alma e corpo de Polo

Mas não há como negar que o VW Nivus é um “Polão”, mesmo tendo ganhado identidade própria com os novos desenhos dianteiro e traseiro. De resto, portas, teto e boa parte do acabamento interno são oriundos do hatch.

Na traseira, as fotos da carroceria divulgadas pela marca revelam o que foi feito para que o Nivus recebesse tampa do porta-malas e novas lanternas. A marca “esticou” a lateral do porta-malas para abrigar a nova tampa traseira. Além de deixar a porção traseira mais robusta, o recurso fez com o que a capacidade de carga pulasse dos 300 litros do hatch para 415 litros.

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Mais alto

Outro recurso para que o Nivus ficasse dois centímetros mais alto foram as rodas de maior diâmetro e pneus mais borrachudos, que contribuíram para que a altura do SUV passasse para 1,49 metro. Em função das mudanças nas porções frontal e traseira, o VW Nivus ficou 21 centímetros maior no comprimento que em relação ao Polo, medindo 4,26 m.  Já o entre-eixos de 2,56 metros é compartilhado por ambos.

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