Novo Volkswagen Polo chega com preços entre R$ 49.990 a R$ 69.190
Por Marlos Ney Vidal (*) De Porto Feliz (SP)
A Volkswagen andava devendo no segmento de compactos há um bom tempo. Mais precisamente desde o fim da produção da única geração do Polo fabricada no país. E depois de um hiato de quase três anos, a Volks resolveu trazer a nova geração do compacto, simultaneamente com a Europa. O compacto tem preços entre R$ 50 mil e R$ 69 mil e começa a ser distribuído em novembro. No entanto, o comprador que tiver interesse já pode reservar o modelo pelo canal de vendas on-line da Volks.
MQB
Sua produção local se deve pela adoção da plataforma MQB desde o início da fabricação do Golf e dos primos Audi A3 Sedan e Q3. A estreia do Polo preenche uma lacuna que era ocupada de forma improvisada pelo Fox, que recebeu conteúdos para justificar o posicionamento na gama.
Preços
Confira os valores do novo Volkswagen Polo 2018:
Polo 1.0 MPI (Manual) – R$ 49.990
Polo 1.6 MSI (Manual)- R$ 54.990
Polo 1.0 TSI Comfortline (Automática)- R$ 65.190
Polo 1.0 TSI Highline (Automática) – R$ 69.190
Visual
O novo Polo chega praticamente igual ao europeu, com diferenças de estilo apenas nos para-choques e grade frontal. Atrás desses componentes ele pode ser equipado com três motores: 1.0 de 82 cv, 1.6 de 117 cv e 1.0 turbo de 128 cv. Os dois primeiros são combinados com uma caixa manual de cinco marchas. Já o turbo recorre à transmissão automática de seis velocidades.
O motorzinho TSI foi recalibrado para oferecer mais potencia e torque. São 20 mkgf que garantem ao carrinho uma performance exemplar e o coloca em pé de igualdade de outros miúdos turbinados como Hyundai HB20 e Ford Fiesta, que são parelhos em potencia.
Laser
Junto com a nova plataforma o Polo também recebeu estrutura soldada a laser e que leva aços formados a quente e ultra-alta resistência que lhe garantiram menor peso, maior rigidez a torção e absorção de impactos. O hatch foi avaliado com cinco estrelas pelo Latin NCap tanto na proteção para adultos quanto para crianças, incluindo testes de impactos laterais. Estes ensaios se tornaram o pesadelo dos fabricantes brasileiros e já reprovou modelos como Fiat Mobi e Chevrolet Onix.
Andando
Durante a apresentação testamos a versão topo de linha Highline, que assim como a Comfortline é equipada com motor turbo e caixa automática. O Polo mostra uma clara evolução aos demais VW fabricados no Brasil, com exceção do Golf. O hatch tem bom acerto de suspensão, que mesmo firme oferece bom conforto ao rodar. A VW também cuidou para que os estofados fossem mais macios.
De série
Entre os conteúdos oferecidos, a versão conta com itens de segurança como quatro airbags, controle de estabilidade (ESP), que são de série e todas as versões. No entanto, se destaca por itens como partida sem chave, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), quadro de instrumentos digital, módulo multimídia com conexão para smartphone, navegador GPS, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital, três portas USB e opções de rodas aro 17, luz diurna em LED (DRL) e controle de tração.
Polo Comfortline
A versão Comfortline agrega banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.
Polo Highline
A topo de linha Highline tem todos os itens da anterior e acrescenta os equipamentos: sistema “Kessy” de abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.
Ágil
O Polo tem comportamento ágil a unidade TSI entrega seus 20 quilos de torque em qualquer regime de giro. O motor acelera rápido e as trocas são extremamente velozes. Comportamento que faz dele um esportivo nato, com desempenho equivalente a uma unidade 2.0.
Salto
A Volks deu um salto qualitativo em sua gama de produtos, e eliminou um buraco no segmento que ganhou expressividade desde que a crise econômica que se instalou no país praticamente baniu o segmento popular. Agora ela quer recuperar terreno e projeta 20 novos produtos até 2020.
Foto | Volkswagen/divulgação
Foto | Volkswagen/Divulgação
Foto | Volkswagen/Divulgação
Foto | Volkswagen/Divulgação
Foto | Volkswagen/Divulgação
Fotos | Volkswagen/Divulgação
(*) O jornalista viajou à convite da Volkswagen do Brasil.
SUV elétrico foi flagrado em testes na capital mineira pelo leitor Adriano Melo. Estreia será em 2025
A Stellantis inicia testes dos modelos da Leapmotor...
Nós usamos cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.