Novo Volkswagen Polo chega com preços entre R$ 49.990 a R$ 69.190

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Porto Feliz (SP)

A Volkswagen andava devendo no segmento de compactos há um bom tempo. Mais precisamente desde o fim da produção da única geração do Polo fabricada no país. E depois de um hiato de quase três anos, a Volks resolveu trazer a nova geração do compacto, simultaneamente com a Europa. O compacto tem preços entre R$ 50 mil e R$ 69 mil e começa a ser distribuído em novembro. No entanto, o comprador que tiver interesse já pode reservar o modelo pelo canal de vendas on-line da Volks.


MQB

Sua produção local se deve pela adoção da plataforma MQB desde o início da fabricação do Golf e dos primos Audi A3 Sedan e Q3. A estreia do Polo preenche uma lacuna que era ocupada de forma improvisada pelo Fox, que recebeu conteúdos para justificar o posicionamento na gama.

Preços

Confira os valores do novo Volkswagen Polo 2018:

  • Polo 1.0 MPI (Manual) – R$ 49.990
  • Polo 1.6 MSI (Manual)- R$ 54.990
  • Polo 1.0 TSI Comfortline (Automática)- R$ 65.190
  • Polo 1.0 TSI Highline (Automática) – R$ 69.190

Visual

O novo Polo chega praticamente igual ao europeu, com diferenças de estilo apenas nos para-choques e grade frontal. Atrás desses componentes ele pode ser equipado com três motores: 1.0 de 82 cv, 1.6 de 117 cv e 1.0 turbo de 128 cv. Os dois primeiros são combinados com uma caixa manual de cinco marchas. Já o turbo recorre à transmissão automática de seis velocidades.

O motorzinho TSI foi recalibrado para oferecer mais potencia e torque. São 20 mkgf que garantem ao carrinho uma performance exemplar e o coloca em pé de igualdade de outros miúdos turbinados como Hyundai HB20 e Ford Fiesta, que são parelhos em potencia.

Laser

Junto com a nova plataforma o Polo também recebeu estrutura soldada a laser e que leva aços formados a quente e ultra-alta resistência que lhe garantiram menor peso, maior rigidez a torção e absorção de impactos. O hatch foi avaliado com cinco estrelas pelo Latin NCap tanto na proteção para adultos quanto para crianças, incluindo testes de impactos laterais. Estes ensaios se tornaram o pesadelo dos fabricantes brasileiros e já reprovou modelos como Fiat Mobi e Chevrolet Onix.

Andando

Durante a apresentação testamos a versão topo de linha Highline, que assim como a Comfortline é equipada com motor turbo e caixa automática. O Polo mostra uma clara evolução aos demais VW fabricados no Brasil, com exceção do Golf. O hatch tem bom acerto de suspensão, que mesmo firme oferece bom conforto ao rodar. A VW também cuidou para que os estofados fossem mais macios.

De série

Entre os conteúdos oferecidos, a versão conta com itens de segurança como quatro airbags, controle de estabilidade (ESP), que são de série e todas as versões. No entanto, se destaca por itens como partida sem chave, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), quadro de instrumentos digital, módulo multimídia com conexão para smartphone, navegador GPS, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital, três portas USB e opções de rodas aro 17, luz diurna em LED (DRL) e controle de tração.

Polo Comfortline

A versão Comfortline agrega banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.

Polo Highline

A topo de linha Highline tem todos os itens da anterior e acrescenta os equipamentos: sistema “Kessy” de abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.

Ágil

O Polo tem comportamento ágil a unidade TSI entrega seus 20 quilos de torque em qualquer regime de giro. O motor acelera rápido e as trocas são extremamente velozes. Comportamento que faz dele um esportivo nato, com desempenho equivalente a uma unidade 2.0.

Salto

A Volks deu um salto qualitativo em sua gama de produtos, e eliminou um buraco no segmento que ganhou expressividade desde que a crise econômica que se instalou no país praticamente baniu o segmento popular. Agora ela quer recuperar terreno e projeta 20 novos produtos até 2020.

Fotos | Volkswagen/Divulgação

(*) O jornalista viajou à convite da Volkswagen do Brasil.

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