Etios 1.3 X e Yaris 1.3 XL têm muito em comum. Ambos são construídos a partir da mesma plataforma, mesmo conjunto mecânico e a mesma transmissão manual de seis marchas

Gêmeos bivitelinos, os Toyota Etios 1.3 X e Yaris 1.3 XL são construídos a partir da mesma plataforma Entry Family Car (EFC). Em suas versões de entrada, ambos são equipados com o mesmo conjunto mecânico. Além do visual, os preços também os diferenciam bem. O Etios é ofertado por R$ 51.390, e o Yaris vendido por R$ 65.190, o que dá uma diferença considerável de R$ 14.800. Veja qual deles fica melhor em sua garagem.

Etios versus Yaris
Foto | Montagem sobre imagens de Divulgação da Toyota

Tamanho

O Toyota Etios 1.3 X tem 3,84 metros de comprimento; 1,69 m de largura; 1,51 m de altura e 2,46 m de entre-eixos. Já o Yaris 1.3 XL tem 4,14 metros de comprimento; 1,73 m de largura; 1,49 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. As medidas são bem parecidas, mas, os nove centímetros a mais de entre-eixos garantem a vitória do Yaris.

Porta-malas

O Toyota Etios tem porta-malas com capacidade para 270 litros de bagagem. Com 40 litros a mais, o Yaris 1.3 XL leva a melhor por levar 310 litros de bagagem.

Toyota Etios 1.3 X
Foto | Toyota/Divulgação

Acabamento

Ambos contam com os mesmos tipos de materiais de acabamento interno. Porém, o Etios, apesar das melhorias ao longo dos anos, ainda tem que melhorar muito em termos de desenho. O Yaris também leva a melhor nesse quesito por ter desenho mais bem resolvido.

Conforto

Entre os equipamentos de conforto, os dois se igualam. Os principais itens de ambos são vidros elétricos nas quatro portas, direção assistida eletricamente, ar-condicionado e retrovisores externos com ajustes elétricos.

Toyota Yaris 1.3 XL
Foto | Toyota/Divulgação

Som

Na versão de entrada, o Etios vem equipado somente com antena. Já o Yaris vem com sistema de som completo: sistema de áudio com AM/FM, CD Player, função MP3, entrada USB, conexão auxiliar (Aux-in) e Bluetooth. Vitória fácil do Yaris nesse quesito.

Segurança

Além dos compulsórios freios com sistema ABS e EBD e os airbags frontais duplos, a dupla vem equipada com sistema Isofix, cintos dianteiros de três pontos com pré-tensionador e limitador de força, cintos traseiros laterais e o central de três pontos, e os controles de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de subida em rampa (HAC). O Yaris agrega alarme perimétrico e volumétrico, o que acaba lhe garantindo a vitória.

Toyota Etios 1.3 X
Foto | Toyota/Divulgação

Aparência

Nesse quesito não vamos entrar no mérito do desenho dos dois, afinal, cada um tem o seu gosto e discutir isso seria subjetivo. Os dois contam com o básico, que são maçanetas e retrovisores na cor do veículo. Pelas rodas de liga leve de 15”, de série, o Yaris leva a melhor, já que o Etios tem rodas de aço de 14”.

Motor

A dupla da Toyota é equipada com o mesmo motor 1.3 16V Dual VVT-i em suas versões de entrada. No Etios, o propulsor rende 88 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 12,5 kgfm a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência é de 98 cv a 5.500 rpm e torque de 13,1 kgfm a 4.000 rpm.

Toyota Yaris 1.3 XL
Foto | Toyota/Divulgação

No Yaris, o propulsor rende um pouco mais de potência. Com gasolina, a potência é de 94 cv a 5.600 rpm e roque de 12,5 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol, a potência é de 101 cv a 5.600 rpm e o torque é de 12,9 kgfm a 4.000 rpm.

A diferença entre torque e potência é pequena. Mas, o Etios leva vantagem por 120 quilos mais leve. Para efeitos de comparação, é como se o Yaris vazio estivesse com dois ocupantes.

Consumo

Rodando com etanol, o Etios faz média de 8,6 km/l rodando na cidade e 9,8 km/l em trajeto rodoviário. Na cidade, a média é de 12,6 km/l; na estrada, fica em 14,2 km/l rodando com gasolina.

O Yaris abastecido com etanol faz média de 8,4 km/l em circuito urbano e 10 km/l em trajeto rodoviário. Com gasolina no tanque, a média na cidade é 12,1 km/l, e de 14,2 km/l rodando na estrada.

Nesse quesito, a variação é pequena e os dois ficam empatados.

Custo/benefício

Apesar do Yaris 1.3 XL vencer em praticamente todos os quesitos deste comparativo. A diferença grande de preço entre eles é peso decisivo para dar vitória aos Etios 1.3 X. Com quase R$ 15 mil de diferença, o comprador Etios pode pagar quatro anos de licenciamento e ainda ficar com dinheiro no bolso para pagar uns três anos de seguro total.

A compra do Yaris só vale se o comprador fizer questão do status e assim poder impressionar o vizinho, afinal, ele ainda é novidade.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.