renaultzoeEm parceria com a empresa The Mobility House (THM), a Renault possibilitou que onze funcionários da empresa na Alemanha realizassem testes de recarga inteligente em seus Renault ZOE próprios em suas casas. Os testes consistiram em possibilitar a recarga no momento em que o custo da energia elétrica na rede de distribuição é menor.

A THM é especialista em mobilidade elétrica e a associação da fabricante francesa com eles permitiu que soluções de recarga inteligente já desenvolvidas fossem melhoradas.

#JuntosPeloMatheus   –  O Autos Segredos convida seus leitores a ajudar o Matheus   –    https://www.facebook.com/juntospelomatheus/timeline

O processo de melhoria passou pelo desenvolvimento de um aplicativo que gerencia a recarga dos automóveis, permitindo que o tempo total de recarga diminua. A THM recebe informações sobre a conexão do veículo em sua central e programa o abastecimento de acordo com os horários mais baixos da tarifa, evitando, também, que seja utilizada a rede elétrica nos momentos de pico.

Este é o primeiro passo para o desenvolvimento das Smart Grids, redes elétricas inteligentes, que permitem, ainda, que os particulares vendam energia elétrica produzida em suas redes para o sistema.

 Foto| Renault/Divulgação