Categorias CapaRenault
| em 10 anos ago

Investimentos garantem dois novos Renault brasileiros

Compartilhar

Após inaugurar a nova fábrica da Nissan em Resende (RJ), Carlos Ghosn, Chairman e Presidente Mundial do Grupo Renault, anunciou esta manhã investimento R$ 500 milhões para Renault de Brasil, que vale para o período de 2014 a 2019. O montante está destinado ao desenvolvimento e produção de dois novos veículos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Um deles seria o novo carro de entrada que substituirá o Clio

e o outro seria o  SUV Captur que já é conhecido internamente como X87 como publicamos em maio de 2013.

No anúncio, Carlos Ghosn sinalizou que os investimentos de R$1,5 bilhão anunciados para o ciclo 2010-2015 já foram concluídos de forma antecipada. Além disso, também anunciou a implementação de um novo Centro Nacional de Distribuição de Peças no município de Quatro Barras (PR). Ele atenderá todas as 275 concessionárias da marca no Brasil além de exportar peças e componentes para o México, Argentina, Chile, América Central, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Peru, África do Sul e França.

O compacto que substituirá o Clio fará uso da plataforma CMF (Common Module Family), que pretende unificar a estrutura de 75% dos modelos da aliança franco-nipônica até 2020, proporcionando economia estimada em 4 bilhões de euros em um prazo de apenas dois anos. A plataforma é a mesma que compõe o conceito Datsun Redi-Go, mostrado há pouco tempo na Índia. Ele também usará novo motor Renault de 1.0 12v de três cilindros.

Fotos | Renault/Divulgação

Henrique Rodriguez

Henrique Rodriguez é jornalista, técnico em manutenção automotiva e estudante de eng. mecânica. É editor executivo do Novidades Automotivas e tem um Fusquinha 73.