Aproveitando a Conferência Rio +20 2012, que começou hoje no Rio de Janeiro, a PSA Peugeot Citroën resolveu mostrar no Brasil o sistema HYbrid4 a bordo de unidades do Peugeot 3008 e do, inédito no Brasil, Citroën DS5. Por aqui eles circularão com Biodiesel brasileiro, gerando ainda menos emissões de CO2.

A tecnologia Hybrid4 associa um bloco diesel HDi de 163 cv à um propulsor elétrico, totalizando assim 200 cv. Os dois motores podem ser usados em conjunto, tornando-os veículos de tração integral. Abastecidos com o biodiesel B30, desenvolvido como parte do Projeto Biodiesel Brasil, uma parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, suas emissões de CO2, que seriam de 99g/km com diesel normal, caem para 75g/km com o uso de biodiesel brasileiro.

Para efeito de comparação, um carro popular com motor 1.0 flex e de menos de 70 cv, emite cerca de 100g CO2/km. O consumo dos franceses pode chegar a incríveis 26,3 km/l. Uma pena o governo brasileiro ainda restrinjir o uso de diesel e biodiesel por veículos pequenos…

Os modelos serão incluídos na frota da Peugeot e Citroën utilizada nos testes da 3ª fase do Projeto Biodiesel Brasil, e devem participar também dos testes de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio). O Grupo PSA está investindo R$ 1,5 milhão nesta fase do projeto até 2013.

Fonte | PSA

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