Nissan
| em 5 meses ago

Nissan Ariya completa primeira expedição entre polos feita por um EV

Compartilhar

SUV 100% da Nissan, o Ariya cruzou os polos Norte e Sul do planeta em expedição guiada por um casal norte-americano

Nissan concluiu a inédita expedição entre o Polo Norte Magnético e o Polo Sul, na Antártida, com seu utilitário totalmente elétrico Ariya. Durante 10 meses de, o casal Chris e Julie Ramsey percorreu 30 mil quilômetros desde a superfície congelada do Oceano Ártico até o destino final.

Esta foi a primeira vez que um carro totalmente movido a energia alcançou o feito. O Nissan Airya em questão estava equipado com o sistema e-4ORCE de tração integral, o que ajudou a enfrentar os diferentes terrenos, climas e desafios dos terrenos das Américas. O carro, que não teve alterações em motorização e bateria frente ao modelo de produção, foi modificado pelos especialistas em mobilidade para ambientes polares, a Arctic Trucks, para acomodar os pneus BF Goodrich de 39 polegadas.

Marido e mulher, Chris e Julie iniciaram o planejamento da expedição de Polo a Polo em 2017, depois de completar o Rali da Mongólia em um Nissan LEAF. Esta, inclusive, foi a primeira vez que um veículo elétrico foi utilizado para enfrentar o desafio de 10 mil quilômetros.

VEJA TAMBÉM

O SUV elétrico que completou o desafios entre os polos também levava através do reboque uma uma unidade geradora de energia renovável, que incluía turbina eólica e painéis solares dobráveis. O protótipo aproveitou a grande incidência de vento encontrada durante o percurso e as longas horas de sol para utilizar a energia natural e recarregar a bateria. Segundo a Nissan, a equipe espera que o sistema de recarga de baterias deixe um legado positivo, inspirando a transição para os veículos elétricos em futuras explorações polares.

Foto | Nissan/Divulgação

Junio Paiva

Junio Paiva é estudante do oitavo período de jornalismo na PUC Minas. Além do Portal Autos Segredos, ele atua como estagiário na CDM - Cooperação Para o Desenvolvimento e Morada Humana. Paiva também já estagiou na Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S. A. e Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.