revisao_1.0_sedas_compactosAtualmente, o mercado nacional conta com quatro opções de sedãs 1.0 com motorização de três cilindros. São eles: Ford Ka+, Hyundai HB20S, Nissan Versa e Volkswagen Voyage. Nossa reportagem levantou os custos referentes às revisões obrigatórias no período de garantia.


Os modelos de Ford, Volkswagen e Nissan têm garantia total de três anos, e o da Hyundai, de cinco. Por isso, no caso do sedã coreano foram levantados somente os custos dos três primeiros anos.

Os intervalos das revisões para Ka+, HB20S e Versa é de 10 mil quilômetros ou um ano, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Já no caso Voyage as revisões são a cada 10 mil quilômetros ou seis meses.

Ka+, HB20S e Versa são equipados de série com ar-condicionado. Já no Voyage há opção sem o item de conforto; por isso levamos em consideração o custo de revisão de versão equipada com ar-condicionado.

Todos os fabricantes disponibilizam em seus sites os valores, itens a serem trocados e demais informações referentes as revisões obrigatórias. Para Voyage e Ka+, os valores são referentes a linha 2017, enquanto que para Versa e HB20S, os custos são da linha 2016.

New_Versa_1.0_S_2

VERSA

O Versa é o sedã com o menor custo de manutenção. Durante os três anos de garantia, o cliente irá desembolsar R$ 897. As visitas do sedã japonês são anuais ou a cada dez mil quilômetros.

Primeira revisão (10 mil/km ou um ano)

A primeira revisão do Versa sai por R$ 219 e são trocados o óleo do motor, filtro de óleo do motor, anel bujão do cárter e filtro de combustível.

Segunda revisão (20 mil/km ou dois anos)

Na segunda revisão são substituídos o óleo do motor, filtro de óleo do motor, anel bujão do cárter, filtro do ar condicionado, filtro de combustível e filtro de ar. O custo da revisão é R$ 339.

Terceira revisão (30 mil/km ou três anos)

A última revisão no período de garantia tem custo de R$ 339 e nela são trocados óleo do motor, filtro de óleo do motor, anel bujão do cárter e filtro de combustível.

ford_ka__712

KA+

Na linha 2017 da linha Ka, a Ford eliminou a revisão primeira semestral no primeiro ano. Agora, os serviços devem ser executados a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro. A mudança fez com que o Ka+ ficasse com segundo menor custo de manutenção. No período de garantia, o proprietário irá gastar R$ 1.040 durante os três anos de vigência da cobertura. Todas as revisões podem ser parceladas em quatro vezes sem juros.

Primeira revisão (10 mil/km ou um ano)

Na primeira ida à concessionária, o proprietário irá gastar a quantia de R$ 268. Nessa revisão são trocados óleo do motor, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.

Segunda revisão (20 mil/km ou dois anos)

Nesta revisão, o custo é de R$ 344 e são substituídos óleo do motor, fluido de freio, filtro de óleo do motor, filtro de combustível e filtro de cabine.

Terceira revisão (30 mil/km ou três anos)

Na terceira revisão são trocados o óleo do motor, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. O custo é de R$ 428.

Novo-HB20S-16

HB20S

Dos quatro sedãs, o HB20S é o único que tem cinco anos de garantia. Como os concorrentes contam somente com três anos, nosso levantamento pegou somente os valores das três primeiras idas a autorizada. O sedã coreano ficou em terceiro lugar por uma diferença de R$ 116. O total das três primeiras visitas as concessionárias é R$ 1.156.

Primeira revisão (10 mil/km ou um ano)

A primeira revisão do HB20S custa R$ 168 e nela são executadas as trocas do óleo do motor, anel de vedação, filtro de óleo e filtro de combustível.

Segunda revisão (20 mil/km ou dois anos)

Na segunda revisão são trocados o óleo do motor, anel de vedação, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado. O custo da revisão é R$ 400.

Terceira revisão (30 mil/km ou três anos)

A terceira revisão sai por R$ 588 e nela são trocados o óleo do motor, anel de vedação, filtro de óleo, filtro de combustível, correia Poly V e cinta de bomba direção.

Voyage_Comfortline_34_Frente_Amb_Estatica

VOYAGE

O Volkswagen Voyage é o modelo mais caro de se manter no período de garantia. As revisões são realizadas a cada seis meses ou 10 mil quilômetros. Durante os três primeiros anos o cliente irá gastar R$ 2.324,10. Em abril, o fabricante lançou o pacote “Revisões Planejadas Volkswagen”, que pode ser paga à vista no momento da compra do modelo ou diluída nas parcelas de financiamento pelo Banco Volkswagen. A ação contempla quatro manutenções ou dois anos, ao custo de R$ 999. Neste caso, somando-se as duas últimas revisões no terceiro ano de garantia, o custo total é de R$ 1.901,05, o que deixa o sedã em último lugar.

Durante o período de garantia o cliente é obrigado a ir seis vezes na concessionária.

Primeira revisão (10 mil/km ou seis meses)

Na primeira revisão o custo é de R$ 260 e são substituídos o bujão de escoamento, anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível.

Segunda revisão (20 mil/km ou um ano)

Na segunda ida ao posto de serviços, o cliente também irá gastar R$ 260. Neste serviço são trocados o anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo, elemento do filtro de ar e filtro de combustível.

Terceira revisão (30 mil/km ou um ano e meio)

Na terceira revisão, o dono do Voyage irá gastar R$ 420,07. Os itens substituídos são anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de poeira e pólen e filtro de combustível.

Quarta revisão (40 mil/km ou dois anos)

Na quarta revisão são trocados o anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo, elemento do filtro de ar e filtro de combustível ao custo de R$ 481,98.

Quinta revisão (50 mil/km ou dois anos e meio)

Na quinta revisão, o custo é de R$ 339,19, e são trocados o anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível.

Sexta revisão (60 mil/km ou três anos)

A última revisão no período de garantia é a mais cara. O custo é de R$ 562,86 e são substituídos anel de vedação, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de poeira e pólen e filtro de combustível.

Fotos | Nissan/Divulgação, Ford/Divulgação, Hyundai/Divulgação e Volkswagen/Divulgação