copa_mini_eurovillePedro Lopes
Especial para o Autos Segredos

Desde 2007 o piloto e preparador de carros Vinicius Leite Pimentel produz réplicas do Mini. Agora em parceria com o também preparador de carros e piloto Roberto Mourão eles resolveram criar a 1ª Copa Mini Euroville, prevista para acontecer no segundo semestre, em Santa Luzia (MG).

copa_mini_euroville_1A carroceria da réplica é construída em fibra de vidro, montada sobre chassi tubular. O molde da carroceria foi feito a partir de um Mini original. Por enquanto existem quatro veículos produzidos para as pistas e eles ganharam customização ao estilo dos carros de corrida da década de 1960. O carro ganhou bolhas nas caixas de rodas para encobrir os pneus slick (de 8 polegadas). Compondo o visual de carro de corrida ele ainda tem saias laterais. Caso chova nos dias das corridas serão disponibilizados pneus “biscoito”, adequados para piso molhado. O escapamento foi colocado na lateral esquerda e produz um belo ruído. A réplica ainda ganhou um alinhamento feito especialmente para as pistas: as rodas dianteiras ganharam cambagem negativa.

Internamente, o modelo ganhou banco de competição (concha) com cinto de quatro pontos e gaiola. Ele foi produzido de acordo com a normas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), com sistema antichamas (onde o extintor tem dutos voltados para o tanque de combustível e o motor), placa antifogo no tanque e chave geral para desligar o sistema elétrico.

As réplicas contam com um motor 1.4 Fire e para que ele ganhe mais potência foi adotado um sistema de alimentação em que o fluxo de ar é captado na dianteira do veículo, por meio de um canal aberto no farol. Com isso, Vinicius e Roberto calculam um ganho de 15% na potência e garantem que cada volta ficou 1,3 segundo mais rápida.

De acordo com os organizadores da Copa Mini Euroville, será voltada apenas para pilotos amadores. A ideia é alugar os veículos para quem sempre teve vontade de correr, mas não tiveram oportunidade. Inicialmente estão  programadas três etapas da Copa Mini Euroville para o segundo semestre. Mas os treinos para os interessados começam em abril no Mega Space, na cidade mineira de Santa Luzia. As corridas serão dividas em duas baterias, dando a oportunidade de dois interessados dividirem o mesmo veículo e assim racharem os custos.

Até o começo da empreitada entre 10 a 12 veículos devem estar prontos. A organização ainda não fechou o preço dos treinos e das corridas.

SERVIÇO
Para mais informações os interessados podem enviar e-mail para roberto@rmmotorsports.com.br ou telefonar para (31) 9611.1193.

Fotos | Pedro Lopes/Especial para o Autos Segredos