Com intenções de criarem um roadster em conjunto. Fiat e Mazda anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para o compartilhamento de uma plataforma compacta de tração traseira. Deste projeto sairá a próxima geração do roadster MX5 e um novo modelo da Alfa Romeo (com design próprio), que será fabricado em Hiroshima, no Japão, a partir de 2015.

“Este acordo demonstra claramente o nosso empenho em relação à Alfa Romeo e a nossa determinação em torná-la uma marca global. Através da nossa parceria com a Mazda, vamos colaborar com um líder absoluto no que se refere a plataformas de modelos compactos de tração traseira para podermos criar um roadster que desperte entusiasmo e de estilo claramente Alfa Romeo. Prezamos a cooperação com a Mazda e estamos certos de que ela levará a uma relação frutífera  e duradoura”, disse Sergio Marchionne, CEO da Fiat.

A assinatura do acordo sefinitivo está prevista para o segundo semestre de 2012. Fiat e a Mazda ainda irão avaliar outras oportunidades de colaboração em território europeu. Enquanto isso, o retorno da Mazda ao Brasil continua adiado até o início das operações da fábrica que será construída no México, por conta do IPI diferenciado para importados.

Foto | Mazda/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter