Confirmado para chegar ao Brasil pelo Grupo Gandini, Kia Rio terá motor 1.6 Flex do HB20
Kia Rio
Foto | Jonatas Cezaretto – Protótipo do Kia Rio foi flagrado em testes no Brasil em outubro de 2017

O Kia Rio já está homologado para ser comercializado no Brasil. O hatch será comercializado nas versões EX e LX equipadas com o motor 1.6 Flex. Importado do México, o Rio deverá ser apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de São Paulo.

Kia Rio
Foto | Jonatas Cezaretto – Modelo terá motor 1.6 Flex e poderá ser equipado com transmissões manual e automática

Testes

O Kia Rio está em testes no Brasil desde outubro de 2017 quando publicamos flagra do leitor Jonatas Cezaretto. Como antecipamos na época, o hatch será equipado com o mesmo motor 1.6 do Hyundai HB20. A tabela de consumo do Conpet já revela que o modelo será comercializado nas versões EX e LX.

Kia Rio
Foto | Kia/Divulgação

Motor

O propulsor 1.6 16V rende potência de 122cv a 6.000 rpm e torque de 16,3 kgfm a 4.500 rpm quandp abastecido com gasolina. Com etanol no tanque, a potência é de 128 cv a 6.000 rpm e torque de 16,8 kgfm a 4.500 rpm. O motor trabalhará em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades ou um automático de seis marchas.

Consumo

De acordo com o relatório do Conpet/Inmetro, o consumo do Kia Rio equipado com transmissão manual e com etanol no tanque rende 7 km/l em trajeto urbano e 9,4 km/l em circuito rodoviário. Já com gasolina no tanque consumo na cidade é de 10,2 km/l e na estrada 13,8 km/l.

Kia Rio
Foto | Kia/Divulgação

Equipado com câmbio automático abastecido com etanol o consumo urbano é 7,2 km/l e rodando na estrada o consumo é de 9,3 km/l. Já abastecido com gasolina, o consumo urbano é de 10,5 km/l e o rodoviário é 13,4 km/l.

Posicionamento

Fabricado no México, o kia Rio será comercializado acima do Picanto e disputará mercado com os compactos premium Fiat Argo, Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Ford New Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 208.

Tamanho

O Kia Rio tem 4,06 metros de comprimento, 2,58 m de entre-eixos, 1,72 m de largura e 1,45 m de altura. O compacto é construído a partir da plataforma YB.

De série

Os principais itens de série que devem fazer parte das versões destinadas ao mercado nacional serão o ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve, vidros elétricos, alarme, retrovisores com ajustes elétricos e sistema Start&Stop. No quesito segurança o Kia Rio deverá contar com seis airbags, Hill Assist, controles de tração e estabilidade também devem fazer parte da lista de equipamentos.

Kia Rio
Foto | Kia/Divulgação

Linhas

Na dianteira, o Kia Rio tem a última intervenção da grade de ‘nariz de tigre’ que integra os faróis que são projetados para oferecer uma aparência mais agressiva. Além disso, os faróis de neblina do Kia Rio foram deslocados para fora, criando maior largura visual para a fachada frontal e uma linha inferior ao redor da cabine interna fornecendo ao condutor e aos passageiros melhor visibilidade geral. Na traseira, o hatch tem lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas.

Tecnologia

A versão de entrada do Kia Rio destinada ao mercado brasileiro deve contar com sistema de som com Bluetooth®5’, seis alto-falantes com rádio via satélite e um sistema de câmera traseira. Já na versão EX, o hatch terá central multimídia com interface touchscreen de sete polegadas, sistema de infotainment de reconhecimento de voz UVO3 e integração de smartphones por meio do Android AutoTM e do Apple CarPlayTM.

Siga nossas redes sociais