Fabricante coreano apresentará na mostra paulista o SUV híbrido

kia_niroA Kia apresentará o SUV híbrido Niro no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca fará a estreia na América Latina na mostra paulista que abrirá suas portas ao público entre os dias 10 e 20 de novembro. O Niro é montado sobre uma plataforma ECO, totalmente nova e dedicada ao próximo line-up de modelos verdes.

Segundo a marca coreana, o modelo foi projetado para demonstrar aos consumidores da marca que não é preciso sacrificar um veículo envolvente ou de utilidade funcional em nome da eficiência. A linguagem de design do modelo forte e confiante com superfícies sutilmente esculpidas e compensadas com sinais mais robustos é atípica para um veículo híbrido.

A nova plataforma do Niro foi especificamente projetada para acomodar um único powertrain híbrido gasolina-elétrico e traz uma estrutura leve e durável com 53% de aço de alta resistência (AHSS). O uso de materiais também contribuiu com a integridade estrutural e rigidez a torções.

Na dianteira, o Niro mantém a identidade com os demais modelos da marca, com destaque para a grade contendo a assinatura da Kia e faróis com desenhos mais agressivos. O modelo foi projetado para contribuir com a aerodinâmica e sua carroçaria foi cuidadosamente projetada e traz um coeficiente aerodinâmico de 0,29.

Segundo a Kia, o painel de instrumentos é organizado e limpo, com indicadores coloridos e informativos de vanguarda. Os controles secundários estão expostos facilmente à mão do condutor e demais ocupantes do veículo.

As baterias de alta tensão estão instaladas sob os assentos traseiros e contribuem com o espaço de carga e da cabine.

O Kia Niro é equipado com o motor Kappa 1.6 litro GDI de quatro cilindros totalmente novo e projetado especificamente para aplicações híbridas. Ao desenvolver 103 cavalos de potência, o novo motor marca a primeira combinação do ciclo Atkinson ao arrefecer-se da recirculação do gás de escape (EGR) para maximizar a eficiência.

As emissões são melhoradas por meio do sistema de recuperação de calor do escape do Kia Niro. O motor de tração de 43 hp, conhecido como o dispositivo elétrico montado na transmissão (TMED), trabalha em conjunto com o motor à gasolina para produzir um desempenho robusto de 146 cavalos de potência e 195 lb-ft de torque.

Já o câmbio é um automatizado de dupla embreagem e seis velocidades.

O modelo conta com um sistema regenerativo de frenagem de fricção hidráulica que; consequentemente, traz desaceleração mais consistente e linear do que outros híbridos.

No quesito tecnologia, o Niro vem equipado com um sistema de infotainment e telemática de7 polegadas. O sistema é compatível com Android5 Auto™, Apple6 CarPlay® e eServices UVO com 14 serviços telemáticos, o sistema permite até 8 GB de armazenamento de música, acesso a aplicativos na tela, tais como Pandora®7 e SoundHound e capacidade de tethering Wi-Fi.

Foto | Kia/Divulgação