InícioMarcasFiatOs protótipos mais loucos da Fiat e Jeep

Os protótipos mais loucos da Fiat e Jeep

- publicidade -
- publicidade -

Confira como eram os protótipos loucos da Fiat e Jeep que deram origem ao Idea Adventure, Punto, Linea, Palio, Grand Siena, Toro, Mobi, Argo e Renegade 

Alguns dos protótipos mostrados aqui deram origem a vários carros da Fiat e da Jeep, uns ainda estão no mercado e outros já cumpriram sua jornada. Selecionamos nove protótipos mais loucos das duas marcas da Stellantis. Os carros de testes foram flagrados entre 2005 e 2016, alguns antes mesmo do Autos Segredos ser criado em 2009. 

Projeto 310 (Fiat Punto)

Protótipo Fiat Punto chamado de Projeto 319
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Primeiros protótipos do Fiat Punto tinha faróis de Uno Mille

Em 24 de agosto de 2005 estava de plantão na porta da Fiat para tentar flagrar o Projeto 310 que daria origem ao Punto. Naquela época ainda usava máquina com filme, depois do registro, retornei para a redação do Estado de Minas para poder revelar o filme e ver se as fotos estavam boas. No fim tudo acabou dando certo e consegui o flagra do primeiro de um dos protótipos mais loucos do Punto.

O protótipo do Projeto 310 ou Fiat Punto parecia um tanque de guerra por conta das pesadas camuflagens. O carro de testes ostentava faróis de Mille, retrovisores de Palio e lanternas traseiras do Palio Weekend onde estavam as luzes. A camuflagem ainda contava com falsas lanternas próximo a tampa do porta-malas.

Do Punto que ganharia as ruas, o protótipo tinha carroceria, portas, capô e tampa do porta-malas que abrigava a placa de identificação do protótipo, mas tudo não passava de um despiste.

Fiat Idea Adventure

Em outubro de 2005, minha vida já estava mais fácil e a máquina de filmes tinha ficado no passado. Na espreita por alguma novidade, eu circulava por algumas regiões onde era comum ver os loucos protótipos da Fiat. Numa destas rotas, acabei fotografando um Idea com um enorme caixote na traseira. 

Não fazia ideia do que estava por vir, só consegui saber o que era de fato ao chegar na redação e abrir as fotos no computador e notar os pneus de uso misto. Era a primeira mula do Idea Adventure. 

O protótipo ainda tinha frente da versão normal e não tinha molduras nos para-lamas. Do Idea aventureiro que ganhou as ruas, o carro de testes ostentava os pneus e o estepe pendurado na tampa do porta-malas, por isso o enorme caixote para encobrir o pneu sobressalente.

Projeto D200 (Fiat Linea)

Em 2007, a moda dos SUVs era restrita ao Ford EcoSport e as marcas ainda apostam em sedãs médios. Já sabia que a Fiat trabalhava no Projeto D200 e depois de um registro na pista de testes da marca realizado em fevereiro do mesmo ano, acabei registrando em 5 de março de 2007 o primeiro protótipo do Linea em testes.

Dando sequência aos seus loucos protótipos, a engenharia da Fiat deu ao sedã faróis de Palio que davam cara do Áquatico do He-Man. Os retrovisores eram do Fiorino e as lanternas traseiras eram do Siena e o carro de teste contava com uma extensão falsa na tampa do porta-malas. Do Linea que ganhou as ruas, o modelo contava somente com a carroceria e interior que seria compartilhado com o Punto. 

Projeto 326 (Novo Palio)

O Projeto 326 iniciou seus testes nas ruas em 2010. No dia 9 de setembro do mesmo ano flagrei um dos primeiros protótipos que daria origem ao então Novo Palio.

Foram dezenas de protótipos e cada um mais louco que outro, este que ilustra essa matéria tinha faróis do antigo Palio que também cedeu para-choque dianteiro e retrovisores externos. 

Do Palio que chegou em 2011, o carro de teste tinha a carroceria e algumas partes do interior. Naquela época, o Fiorino parecia ser o coringa para ceder peças para os loucos protótipos da Fiat, as lanternas do comercial estavam presentes no protótipo que deu origem ao Palio.

Projeto 326 3V (Grand Siena)

O Novo Palio teria um irmão, antes de ser batizado de Grand Siena, o sedã era chamado de Projeto 326 3V. Apesar da camuflagem que deixava o protótipo como um bom protagonista da franquia Mad Max, o carro de teste já estava com sua carroceria definitiva. 

Os retrovisores deste que também está na lista dos loucos protótipos da Fiat eram dos antigos Palio e Siena que também cedeu os faróis dianteiros. O Fiorino mais uma vez estava presente cedendo as lanternas traseiras. 

As rodas indicavam na época que ele estava paramentado para testes de dinâmica veicular

Projeto 521 (Jeep Renegade)

O Jeep Renegade já tinha sido apresentado na Europa no começo de 2014. Por aqui os testes começaram no fim de 2013 e começo de 2014 usando como mula um Fiat 500 L deixando o futuro Jeep que era chamado de Projeto 521 figurando como um dos protótipos mais loucos desta lista. 

O protótipo tinha carroceria do 500 L mas toda recortada e com partes que serviriam ao Renegade. A coluna, por exemplo, era bem similar ao SUV da Jeep, mas a grade de sete fendas do Renegade já estava presente no protótipo. 

Do carro de ganhou as ruas em 2015, as mulas de testes contavam com a plataforma Small Wide e todo o conjunto mecânico. Na época, este protótipo já tinha sistema de tração 4×4, suspensão multilink e o motor 2.0 Turbo diesel. 

Projeto 226 (Fiat Toro)

Vocês já devem estar se perguntando o por que do Linea aparecer duas vezes nesta lista. A resposta é simples, o sedã serviu de mula nos primeiros testes para a Fiat Toro. Ao lado da mula do Renegade, os primeiros protótipos da futura picape figura entre os mais loucos desta lista. 

A plataforma do protótipo do Projeto 226 já era a Small Wide, assim com toda a parte de suspensões. Este protótipo já contava inclusive com o sistema de tração 4×4 e a motorização 2.0 Turbo diesel. 

Para esta mula de testes, o Linea cedeu para-choque dianteiro, faróis, capô, portas dianteiras e retrovisores externos. A porta-traseira era uma peça bem artesanal. A caçamba do carro de teste contava com partes da antiga Strada que também cedeu as lanternas traseiras.

Projeto X1H (Fiat Mobi)

Nascido da costela do Uno, o Projeto X1H também chamado de 344 daria origem ao Fiat Mobi. O protótipo usava carroceria de Uno encurtada, as portas traseiras eram menores para que ele ficasse do mesmo tamanho do futuro modelo.

Apesar da carroceria mais curta, ele ainda lembrava um Uno, a exceção ficava por conta dos faróis de Mille na dianteira. 

Do que viria a ser o Mobi, este protótipo tinha apenas a plataforma, suspensões e conjunto mecânico. 

Projeto X6H (Fiat Argo)

Antes de ganhar as ruas, o Fiat Argo era chamado de Projeto X6H. Seus testes começaram entre o fim de 2015 e começo de 2016 quando flagrei os primeiros protótipos. Este que ilustra essa matéria foi clicado em 16 de abril de 2016.

Assim como o Jeep Renegade e os Fiat Toro e Mobi, os primeiros protótipos do projeto X6H eram bem loucos. Os carros de teste eram uma miscelânia de modelos da marca italiana. As portas dianteiras e retrovisores eram do novo Palio, já os faróis pareciam ser do Grand Siena. A parte traseira também era do novo Palio, mas com o novo balanço que seria usado no Argo, por isso o eixo traseiro estava mais recuado para trás. Lanternas e tampa do porta-malas também vieram do Palio.

Do Argo que ganhou as ruas, o protótipo ostentava a plataforma MP1, o conjunto de suspensões e toda a mecânica. As dimensões também já eram bem próximas às do futuro modelo.

Autos Segredos no YouTube

Confira nosso primeiro contato com o novo Fiat Fastback:

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -