Novo Jeep de sete lugares não só é mais comprido que um Compass, como também é mais largo e alto, mesmo que compartilhe alguns elementos da carroceria

Nossos leitores, sempre atentos, não deixam um carro camuflado passar em branco, e o flagra da vez é revelador. Leonardo Marrero flagrou novo SUV da Jeep para 7 ocupantes rodando com sua carroceria definitiva. O flagra mostra que o SUV que nascerá do Projeto 598 é maior, mais alto e mais comprido que o Compass. Infelizmente, a bateria do celular do Leonardo acabou e não foi possível outros registros.

Low D

Não à toa, o Projeto 598 é chamado também de “Low D”, ou seja o novo Jeep de 7 lugares atuará na porta de entrada do segmento “D”. Quando a engenharia da Jeep diz que é outro carro em relação ao Compass, não é exagero comercial.

Assim como a Strada usa apenas a “pele” de Mobi e no fim é outro carro, com outro plataforma, o mesmo pode se dizer do Projeto 598. Mas, no caso do Jeep, a plataforma é a mesma Small Wide 4×4, porém, modificada para as novas medidas de um carro com três fileiras de assentos. Em dezembro de 2019, o Autos Segredos já afirmava que ele seria mais alto e mais largo que o Compass.

Em relação ao Compass, o novo SUV Jeep de sete lugares terá maior entre-eixos para facilitar o acesso aos bancos extras, o ganho no comprimento será maior a partir da coluna “B”. O flagra do Leonardo também mostra que sua altura crescerá consideravelmente em comparação ao Compass.

Mas é claro que, por questões de custos, algumas peças serão compartilhadas com o Compass. É o caso das portas dianteiras e de todo o cofre do motor. Assim como as estampagens laterais da carroceria, que seguirão a mesma identidade visual.

O parentesco com o Compass também estará presente no interior, já que o painel será compartilhado, mas com detalhes de acabamento exclusivos. A central multimídia também será a maior disponível na linha Compass com tela acima das 12 polegadas.

Voltando a falar do visual, o flagra mostra que a traseira será bem mais vertical que a do Compass para abrigar os dois bancos extras. O vidro traseiro também é bem maior.

Para facilitar a visão, a coluna “C” terá uma grande área envidraçada e um pequeno pedaço de lata para fazer a junção com a tampa de porta-malas.

Na porção dianteira, para-lamas e capô são os mesmos do Compass, mas faróis e para-choques serão exclusivos do maior Jeep nacional. Apesar de não termos flagra dianteiro, nota-se que seção está com uma capa preta por cima da camuflagem zebrada para esconder sua “cara” real.

Motor

Em apresentação no fim de 2020, a Jeep deixou no ar que o SUV seria 100% turbo de deu a entender que seriam dois motores, sendo um flex e um diesel. Porém, todos os protótipos flagrados até então rodam com motorização 2.0 Turbodiesel. Alguns devem estar se perguntado como esse pessoal do Autos Segredos pode afirmar isso. A resposta é fácil: no Compass atual a saída de escape da versão diesel fica do lado direito. Em função das atualizações do motor 2.0 Turbo para que ele tenha maior potência e torque, a saída de escapamento foi deslocada para o lado esquerdo. Todos os Compass diesel e protótipos do Projeto 598 rodam com essa mudança.

O novo SUV Jeep de sete lugares ainda deverá contar com uma opção flex turbo, que no momento na prateleira da Stellantis só há o 1.3 Turbo Firefly, ligado ao câmbio CVT.

Ao Leonardo Marrero nosso agradecimento.

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail [email protected]. Ou ainda pelo nosso WhatsApp: (31) 98368.4915.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.