fiat_fcc4

Marlos Ney Vidal
Enviado especial

De São Paulo – Líder de mercado há doze anos, a Fiat se deu ao luxo de não levar tantas novidades para seu estande no Salão de São Paulo. Mas, adiantou que lançará quatro novos modelos nos próximos dois anos. Destaques são o conceito Concept Coupé (FCC4), 500 Abarth e Bravo 2015. Entretanto, o destaque do Grupo FCA é mesmo Jeep Renegade que foi a grande vedete do estande da Chrysler.

fiat_fcc4_3

 Concept Coupé

Assim como nos salões anteriores a Fiat mostra mais um conceito na mostra deste ano. O FCC4 é um exercício de design desenvolvido pelo Fiat Design Center Latam. Diferentemente, dos conceitos anteriores à carroceria do FCC4 remente as de uma picape, que será o lançamento mais importante da marca italiana em 2015. Entretanto, o Concept Coupé conta somente com alguns pequenos elementos que serão aproveitados na versão de produção da picape.

As medidas do FCC4 devem bater com as da picape. No comprimento o conceito tem 5 metros, largura de 1,94m (sem espelhos) e altura de 1,60m.

Segundo a marca o DNA adventure da marca se une com o luxo e o espaço interno de um grande sedan. Um verdadeiro “Four Door Coupe” com  alma aventureira. Na lateral o FCC4 conta com linhas dinâmicas, superfícies musculosas e reduzida área envidraçada, reafirma o sentimento de força, proteção e privacidade. O conceito wrap around que une para-brisa, área envidraçada lateral e o vidro traseiro  reforça o caráter extremamente dinâmico do concept.

Na dianteira os grupos óticos contam com novos posicionamentos que deixam o conceito com um olhar forte e determinado, marcado principalmente pela adoção da faixa superior composta de DRL´s, ou seja, LED´s de posição que ficam acesos mesmo durante o dia. Logo abaixo, dando suporte e completando o conjunto principal  ficam os demais grupos óticos. O logo FIAT aparece na parte superior, protegido por superfícies refinadas e emoldurado pelos LED´s das extremidades.

fiat_fcc4_4Já a traseira, com seu característico vidro fastback e suas portas assimétricas, surge provocativa, adotando uma nova tipologia de abertura e uso. As lanternas de LED´s remetem ao conjunto dianteiro e, como ele, carregadas de tecnologia e refinamento.

fiat_500_abarth_3

500 Abarth

O esportivo será lançado ainda neste ano e a marca não revela seu preço oficial. O Fiat 500 Abarth tem estilo esportivo e conta com duplo escapamento cromado, faróis exclusivos, rodas de liga leve exclusivas de 16”, com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e traz a capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma  cor da faixa.

Internamente, seu diferencial está nos bancos esportivos em formato de concha em couro preto ou em couro vermelho e preto. O painel vem com medidor de pressão do turbo, enquanto o volante, o comando do câmbio e o painel são revestidos em couro com costura vermelha, além do volante com base achatada.

O motor é o 1.4 16V Multiair Turbo de 167 cv de potência e 23kgfm de torque, capaz de levar o esportivo 500 aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, algo bem acima da média dos veículos compactos.

fiat_500_abarth
SEGURANÇA O Fiat 500 Abarth chega com sete air bags – 2 frontais, 2 Side Bags, 2 Window Bags e Knee Bag. Além de ABS, EBD (Electronic Brake-force Distribution), ESS (Emergency Stop Signal), ESC (Electronic Stability Control), TCS (Traction Control System), TTC (Torque Transfer Control).

DE SÉRIE Entre os equipamentos de série o 500 Abarth tem ar-condicionado automático, banco com easy-entry e memória, Blue&Me, comando de rádio no volante, direção elétrica, faróis dianteiros com projetor e regulagem elétrica de altura, Hill Holder, Isofix, pinças de freio em vermelho, Alpine Premium Audio Package, rádio/CD com MP3, AUX e USB. Ele ainda pode ser equipado com teto solar elétrico Sky Wind e sistema de Audio Beats, que oferece aos passageiros um som de alta definição. O sistema inclui seis alto-falantes Premium mais um sub-woofer de 8 polegadas montado no porta malas e amplificador de 368 Watts.

fiat_bravo_2015_2

Bravo 2015

O hatch médio da Fiat passou pequenas alterações na dianteira e na traseira. O para-choque dianteiro conta com elementos que deixaram o visual mais esportivo. A nova grade de ar agora é reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat localizado no centro, que, em conjunto com o novo para-choque e com a nova moldura dos faróis de neblina, revitaliza o design com linhas mais elegantes, passando mais modernidade ao modelo.

Em harmonia com o novo desenho dianteiro, a traseira do novo Fiat Bravo também apresenta mudanças. Novas lanternas, para-choque remodelado e logotipia na parte superior atualizam as linhas do Bravo 2015 que, para completar, ganha novas rodas em todas as suas versões.

Desde de sua versão de entrada (Essence 1.8), o Novo Bravo traz entre sua vasta lista de conteúdos um novo sistema multimídia com tela de LCD touchscreen com comandos de mídia e telefone pelo volante multifuncional revestido em couro. Este sistema ainda pode trazer câmera de ré integrada e sistema de navegação por GPS.

fiat_bravo_2015_3
GAMA Na linha 2015 o Bravo conta com as versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V, e a Série Especial Blackmotion 1.8 16V. Os modelos com motorização 1.8 16V podem ser equipados com câmbio Dualogic Plus, enquanto a esportiva top de linha T-Jet vem de série com câmbio manual de seis marchas.

fiat_500_e

Fiat 500e.

O 500 também está presente na mostra em sua versão elétrica. Comercializado no estado norte-americano da Califórnia, o Fiat 500e, um veículo 100% elétrico, revela toda tecnologia de um citycar, não só pelo tamanho e agilidade, como pela facilidade de uso, segurança e performance. Seu abastecimento, ou seja, o carregamento de suas baterias, pode ser realizado em aproximadamente quatro horas. Só na Califórnia, mais de 1.000 estações de carregamento público estão disponíveis nos locais, como de trabalho e cafés, viabilizando o uso dos veículos elétricos.

Ferrari_458_SpecialeO estande também traz uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas, desejo dos apaixonados por carro e por velocidade, a Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, marcas pertencentes ao mesmo grupo da Fiat, que se encontram no cenário do automobilismo de alto desempenho e luxo. 

Maserati_Quattroporte

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos