Hyundai HB20S
Foto | Hyundai/Divulgação

Os Hyundai HB20 e HB20S equipados com motor turbo e transmissão manual de seis velocidades são chamados para recall. A convocação é para inspeção da Válvula de Controle do Vácuo do Servo Freio, após a verificação, caso seja necessário a marca fará a substituição. Os clientes já podem fazer o agendamento para o reparo.

Chassis

As unidades afetadas foram produzidas entre 28/1/2016 e 5/2/2018. Os Hyundai HB20 e HB20S tem os seu últimos dígitos do chassis de 561697 a 870541.

Hyundai HB20
Foto | Hyundai/Divulgação

Falha

Segundo a Hyundai, em certo casos poderá ocorrer ressecamento da Válvula de Controle do Vácuo do Servo Freio por conta de sua localização próxima ao Conversor Catalítico ficando exposto à alta temperatura. Durante a condução normal do veículo, o condutor poderá notar um ruído similar a um assovio vindo da região do motor. A falha também poderá ser notada na oscilação da marcha lenta. Caso o veículo continue operando nessas condições, é possível que ocorra o endurecimento do pedal de freio devido à redução do vácuo no Servo Freio.

Riscos

Em função da redução de vácuo do sistema de assistência de frenagem o pedal de freio pode ficar duro. Nessas situações o condutor terá que demandar uma força maior no pedal, o que pode ocasionar um aumento do tempo e distância das frenagens. Por conta da falha, há risco de acidentes graves com danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e a terceiros. A marca coreana oriente que caso o proprietário perceba que seu modelo esteja com o problema que interrompa seu uso e procure de imediato uma revenda autorizada.

Siga nossas redes sociais

Solução

Para resolver o problema das unidades do Hyundai HB20 e HB20S a marca fará a inspeção da Válvula de Controle de Vácuo do Servo Freio das unidades envolvidas. Se a peça não estive comprometida a marca aplicará um isolador térmico sobre a peça. Já nas unidades em que ele estiver danificada, o fabricante fará sua substituição.

Informações

Para mais informações, os clientes devem ligar para a Central de Relacionamento Hyundai pelo telefone 0800-770-3355 (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, e aos sábados (de 9h00 às 15h00). Os proprietários podem ainda acessar o site www.hyundai.com.br/serviços/recalls.