GWM Brasil
| em 2 anos ago

GWM Brasil confirma estreia de Haval H6 com tecnologia híbrida DHT

Compartilhar

Haval H6 será apresentado no fim de 2022, mas vendas de fato só em 2023. SUV terá tecnologia DHT com autonomia de até 200 km de autonomia elétrica

A GWM Brasil confirmou que seu primeiro produto no Brasil será o SUV Haval H6. Marca também apresentou nessa semana a tecnologia híbrida DHT (Dedicated Hybrid Technology). A tecnologia equipará os modelos que o fabricante chinês pretende comercializar no Brasil.

Segundo Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM Brasil, enquanto num veículo híbrido convencional o motor elétrico serve apenas como suporte ao motor a combustão, no sistema DHT GWM é a motorização elétrica que é o personagem principal, deixado o motor a combustão apenas como apoio quando for necessário.

De acordo com o fabricante chinês, o sistema DHT GWM

é aplicado sempre à plataforma LMN, que foi desenvolvida especialmente para dar origem aos novos veículos eletrificados da GWM. A tecnologia consiste em um motor 1.5 turbo, uma dupla motorização elétrica (chamada de Dual Motor) e um par de engrenagens fixas que conectam o motor a combustão às rodas.

Assim o sistema Dual Motor exerce três funções no sistema DHT: transmitir o movimento diretamente para as rodas, recarregar a bateria do conjunto híbrido e, em condições de alta demanda de torque, auxiliar o motor a combustão gerando torque adicional.

No lugar do câmbio tradicional, o motor a combustão do conjunto DHT GWM usa apenas duas engrenagens: uma destina-se ao uso em altas velocidades e a outra para as médias velocidades, sempre trabalhando em conjunto com o Dual Motor. Para as baixas velocidades, o sistema privilegia a condução com a motorização elétrica, que também pode atuar em algumas situações de médias velocidades.

O sistema DHT GWM também permite usar o motor a combustão como gerador, apenas para recarregar a bateria, que por sua vez vai alimentar a motorização elétrica que gera a tração para as rodas. Nessa situação, o motor a combustão trabalha sempre em um regime de rotação de máxima eficiência, reduzindo o consumo de combustível quando for acionado.

Vantagens do sistema DHT GWM

Devido a esse conceito inovador, o DHT GWM oferece vantagens únicas para um veículo híbrido:

  1. Alto desempenho sem abrir mão do baixo consumo: a condução elétrica reduz o gasto de combustível e ainda ajuda a entregar números de até 483 cv de potência e 762 Nm torque, com acelerações de 0 a 100 km/h em até 4,8 s.
  2. Perfeita adequação entre uso urbano e rodoviário: proporciona um baixo consumo com alta performance nos dois ciclos de rodagem, além de possibilitar a condução elétrica mesmo em rodovias.
  3. Tamanho compacto e baixo peso do conjunto motriz: a engrenagem dupla integrada permite uma gama maior de utilização do powertrain, além de favorecer a redução de peso e de tamanho.
  4. Baixo nível de ruído e vibração: isso é possível graças à transmissão com apenas duas marchas e à oferta de condução elétrica por mais tempo do que a maioria dos concorrentes do segmento.
  5. Experiência real de veículo elétrico: o sistema possibilita atingir velocidade máxima de 140 km/h no modo EV e até 200 km de autonomia puramente elétrica, no caso da versão plug-in, além do uso do motor elétrico mesmo com baixo nível da bateria graças ao modo gerador, que utiliza o motor a combustão para fornecer energia elétrica.

O sistema DHT GWM permite a oferta de três versões de modelos híbridos: híbridos convencionais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e híbridos plug-in com um motor elétrico extra no eixo traseiro (PHEV P4).

O HEV utiliza o powertrain 1.5T+DHT130, composto pelo motor a combustão 1.5 turbo e um Dual Motor que geram para o eixo dianteiro entre 243 cv e 393 cv (179-289 kW) de potência e de 530 a 570 Nm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h entre 8,0 a 6,5 s.

O PHEV é equipado com essa mesma configuração técnica, mas adiciona uma bateria maior, que possibilita uma autonomia elétrica de até 200 km.

Já o PHEV P4 usa um powertrain 1.5T+DHT130+P4, o que acrescenta um motor elétrico extra no eixo traseiro, resultando em uma potência máxima entre 393 cv e 483 cv (289-355 kW), torque de 762 Nm e aceleração de 0 a 100 km/h entre 5,0 a 4,8 s, com até 180 km de autonomia elétrica.

Por ter um motor extra, o PHEV P4 proporciona ainda o recurso AWD All-Terrain, um sistema de tração permanente nas quatro rodas que conta com divisão inteligente de torque entre os eixos: podem variam de 100% na dianteira até 100% na traseira, passando por qualquer proporção que o conjunto considerar necessário.

Essa distribuição de torque entre os eixos é automática e é determinada em função do nível de aderência do piso e da estabilidade dinâmica do veículo. Desse modo, o AWD All-Terrain consegue combinar o melhor desempenho off-road em estradas de terra com a maior aderência e estabilidade em pisos de asfalto seco ou molhado. Outro benefício AWD All-Terrain é a capacidade de subir rampas de até 65% de inclinação.

ACOMPANHE O AUTOS SEGREDOS PELO YOUTUBE:

Redação

Redator do Autos Segredos.