Ford Salão de Buenos Aires 2013 (1)

Henrique Rodriguez
Enviado especial

Buenos Aires, Argentina – A espera que tivemos pela segunda geração do Focus foi longa, e ele só foi lançado por aqui após sua reestilização de meia-vida, em 2009, 5 anos depois. Esta terceira geração foi apresentada lá fora no final de 2010, e pelo visto colou mostrar ela como grande “novidade” no Salão de Buenos Aires. O que realmente chama atenção é a tecnologia embarcada num carro de produção local. Mas isso não ofusca o Kuga.Ford Salão de Buenos Aires 2013 (8)

Fabricado na fábrica de Pacheco, na Argentina, o novo Focus tem tudo para se tornar o novo “xodó” da Ford, deixando Fiesta e EcoSport com ciúmes. Seu ponto forte, quando lançado, será a tecnologia: sistema que manobra o veículo em vagas paralelas automaticamente, sistemas Sync e MyFord Touch, que conta com tela sensível ao toque de 8 polegadas no console central, que controla o entretenimento e comando do veículo e exibe imagens da câmera traseira, faróis bixenônio e seis airbags, além de possuir o câmbio PowerShift opcional, já usado por Fiesta e EcoSport, que tem dupla embreagem e seis marchas.

Ford Salão de Buenos Aires 2013 (5)

Parece que a Ford está se armando para a chegada do principal concorrente do Focus a nível global: o Volkswagen Golf – neste caso um Golf totalmente novo.

A Ford não fala nada de motores, mas estima-se a presença da versão de com duplo comando de válvulas do motor Sigma de 1,6 litro e também do Duratec de 2,0 litros. Existe a possibilidade do 1.6 Ecoboost pintar, mas é bom não ter muitas expectativas. Vale reparar na foto do painel: há fita isolante tampando a alavanca que abre o capô, justamente para que não pudesse ser visto o motor!

Kuga para nós?

Ford Salão de Buenos Aires 2013 (2)

Faz pelo menos três anos que o Kuga é vendido na Argentina, e o lançamento local de sua nova geração se dará antes do Focus. Importado da Europa, contará com versão de 175 cv do motor 1.6 EcoBoost. Nossos amigos chegaram a apontar a produção do modelo na Argentina em setembro do ano passado, mas desde então não houve qualquer movimentação, nem foi flagrada uma unidade do modelo em testes. Mas a esperança ainda existe, afinal, ele é derivado do Focus e há um abismo na gama da Ford entre o EcoSport e o Edge.

Um dos sistemas legais do Kuga é o que identifica quando você se afasta do porta-malas aberto na intenção de fechá-lo, e a mala se fecha automaticamente sem qualquer toque. Uma pena que na unidade exposta no não funcionou em todas as tentativas.

Fotos | Henrique Rodriguez/Autos Segredos