Ford Ka Freestyle 2019 aposta em itens de segurança como equipamentos de série. Apesar os preços estarem na média dos concorrentes, os valores são altos para um segmento de entrada
Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Tatuí (SP)

O Ford Ka Freestyle 2019 chega ao mercado com novo motor e novas transmissões. O compacto eleva o nível dos hatches aventureiros ao agregar importantes equipamentos de segurança. Com preços partindo de R$ 63.490 para a opção manual e R$ 67.990 para a versão automática. Junto com as novidades mecânicas e visuais, o Ford Ka Freestyle 2019 chega com reforços na carroceria para melhorar suas notas nos testes de impacto.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Preços do Ford Ka Freestyle 2019

A versão aventureira será comercializada em versão única de acabamento com opções de transmissão manual de cinco velocidades (R$ 63.490) e automática de seis posições (R$ 67.990). A pré-venda do hatch começa hoje (28/5) e as primeiras unidades estarão nas revendas em julho. O Ford Ka Freestyle 2019 aposta em lista farta de equipamentos de série para abocanhar uma fatia do segmento de hatches aventureiros.

Concorrentes

Os principais concorrentes do Ford Ka Freestyle 2019 são Chevrolet Onix Activ com preços entre R$ 62.490 e R$ 67.890, Hyundai HB20X com versões entre R$ 63.100 e R$ 71.700 e o Renault Sandero Stepway com preços sugeridos entre R$ 59.050 e R$ 65.700. Dos rivais somente o Sandero Stepway não conta opção de transmissão automática e é vendido com a automatizada Easy´R. Os preços são páreos com os concorrentes diretos, mas, no geral os preços praticados pelos hatches aventureiros no mercado brasileiro está muito elevado, o HB20X, por exemplo, ultrapassa os R$ 70 mil.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Segurança

Entre os equipamentos de segurança, o Ford Ka Freestyle 2019 tem seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois de cortina, o hatch também tem controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Onix Activ, HB20X e Sandero Stepway não tem airbags extras. Dos três rivais, o Sandero Stepway é o único que oferta itens de segurança a mais, porém, somente quando equipado com câmbio Easy”R, o hatch francês oferta de série o controle de estabilidade e assistente de arrancada em subida, mas, fica devendo o controle de tração.

Reforços estruturais

Para melhorar o desempenho do Ford Ka nos testes de impacto, a marca promoveu mudanças em sua estrutura. O hatch ganhou reforços adicionais nos pilares e teto. Aço especial de alta resistência foi usado nos pilares e reforços no assoalho. As peças também tiveram aumento de espessura em até 1,2 mm.

De série

O Ford Ka Freestyle 2019 vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 15”, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajustes elétricos, bancos parcialmente revestidos em couro, duas entradas USB, volante multifuncional e sistema multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5” compatível com Android Auto e Apple Car Play.

Visual

Com a chegada do Ford Ka Freestyle 2019, a versão aventureira Trail sai de cena. As mudanças visuais do hatch se concentram na dianteira, os faróis ganharam máscara negra e nova desenho interno, o para-choque ganhou grade dianteira mais fina construída em peça única em formato de colmeia. Os faróis de neblina estão instalados nas extremidades emoldurados por um reentrância no para-choque. De lado, o Ford Ka Freestyle 2019 tem molduras na caixas de rodas e rodas de liga leve pintadas em tinta perolizada. Na traseira o para-choque, replica as reentrâncias da dianteira mantendo a identidade visual. As lanternas mantiveram o mesmo formato, mas, ganharam novo desenho para promover a separação do fluxo de ar e redução do arrasto. Racks no teto compõem o restante do visual aventureiro do Ka.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Interior

No interior, o painel praticamente mantém a estrutura do Ka atual ganhando apenas novo console central para abrigar a central multimídia flutuante. O que muda são as cores de acabamento, o painel agora é bicolor mesclando o marrom e o preto. Pelo valor pedido pelo Ka Freestyle, a marca poderia ter adicionado um ar digital ao hatch. Os bancos são revestidos em couro nas extremidade e tecido na parte central.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No geral o conjunto ficou atraente. Mas, velhos defeitos ainda permanecem, como, por exemplo, os painéis de porta se mexem ao acionar o vidro elétrico, passando a sensação de que o vidro está bem apertado por dentro da porta.

Pneus

O Ford Ka Freestyle 2019 tem rodas de 15” calçadas com pneus de medidas 185/60. Porém, para um modelo com proposta para dar umas escapadas em estradas de terra batido nas idas ao sítio, o hatch perdeu os pneus de uso misto eram ofertados na versão Trail.

Siga nossas redes sociais

Suspensão

Por conta da nova altura que passou de 17,1 centímetros para 18,8 centímetros, o Ka Freestyle suspensões, molas e amortecedores com calibração específica. A maior altura permitiu ao hatch passar pelas lombadas e valetas da pista de testes em Tatuí sem que o para-choque raspasse no chão. O conjunto também permitiu uma condução mais tranquila em vias não pavimentadas mesmo em velocidades mais altas.

Isolamento acústico

Ponto positivo também para o bom isolamento acústico do Ford Ka Freestyle 2019. Entre as mudanças estão nova calibração das buchas da suspensão para reduzir o ruído de rodagem e para-brisa acústico.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

O motor 1.5 TiVCT Flex que rende potência de 128 cv a 6.500 rpm e 15,6 kgfm de torque a 4.500 rpm quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência pula para 136 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque a 4.500 rpm. O motor pode trabalhar com a nova transmissão MX65 é manual de cinco velocidades que é 30 quilos mais leve que a anterior. O novo câmbio também ganhou 1ª, 2ª e 3ª marchas com dupla sincronização. O Ka Freestyle 2019 também pode ser equipado com transmissão automática de seis posições.

Ford Ka Freestyle 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Andando

A volta na pista foi bem curta, mas, o suficiente para mostrar que o novo motor 1.5 tricilíndrico caiu muito bem para o Ford Ka Freestyle 2019, assim como a transmissão automática. O conjunto se mostrou equilibrado para o hatch, permitindo bom desempenho em arrancada e também retomadas bem ágeis. As troca de marchas são quase imperceptíveis, mesmo quando o modo S está acionado.

(*) O jornalista viajou à convite da Ford do Brasil.