Última unidade do Ford Focus foi produzida na sexta-feira (3/5) na fábrica de General Pacheco
Ford Focus
Foto | Reprodução/Twitter

De acordo fotos e mensagens dos funcionários da Ford da fábrica de General Pacheco, na Argentina, a última unidade do Focus foi montada na sexta-feira (3/5). O fim da produção põe fim a história do hatch médio que chegou ao Brasil em 2000 e era conhecido ´por sua excelente dirigibilidade e conforto. Nesses 19 anos de produção no país vizinho, o Ford Focus teve três gerações fabricadas e comercializadas no Brasil.

Mudança de rumo

Em crise na América do Sul, a Ford anunciou o fim de produção da linha Focus e o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde eram produzidos o New Fiesta e também as linhas de caminhões Cargo e Série F.

Ford Focus
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Além da crise vivida pela marca, o Ford Focus foi vítima da “onda SUV” que assola os consumidores em geral. A preferência pelos utilitários esportivos está acabando com os hatchs e sedãs médios. A marca inclusive deverá ocupar as linhas de produção do Focus com um SUV médio.

Ford Focus
Foto | Ford/Divulgação

Histórico

Produzida na Argentina, primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000. Linhas modernas, bom acabamento e suspensão multilink eram os destaques do modelo comercializado nas carrocerias hatch e sedã. Entre os anos 2000 e 2004, o Focus foi comercializado com motores 1.8 Zetec e 2.0 Zetec.

Já em 2004, a primeira geração passou por sua primeira reestilização. Com a mudança visual, o motor 1.8 Zetec foi trocado pelo propulsor 1.6 Rocam. Já em 2005, o 2.0 Zetec foi trocado pelo motor 2.0 Duratec.

Ford Focus
Foto | Ford/Divulgação

A segunda geração do modelo médio chegou ao Brasil em 2008 e manteve as características da primeira como as lanternas traseiras alojadas na coluna “C”. A motorização continuou sendo os propulsores 1.6 e 2.0.

Ford Focus 2019
Foto | Ford/Divulgação

Já a terceira geração chegou ao Brasil em 2013. Numa estratégia equivocada, a marca reestilizou o modelo em 2015, com menos de dois anos de mercado. Outro fator que arranhou a imagem da linha foi o câmbio PowerShift que tinha problemas de superaquecimento.

Últimas unidades

A terceira geração do médio da Ford era vendido na carroceria hatch nas versões SE 1.6 manual (R$ 68.990), SE 1.6 Plus MT (R$ 77.990), SE 2.0 automatizado (R$ 75.990), SE Plus 2.0 AT (R$ 84.990), Titanium 2.0 AT (R$ 94.990) e Titanium Plus 2.0 AT (R$ 99.990).

Na carroceria sedã, o Focus Fastback é ofertado somente com motor 2.0 e transmissão automatizada PowerShift. O modelo é comercializado nas versões SE (R$ 74.990), SE Plus (R$ 80.990), Titanium (R$ 91.990) e Titanium Plus (R$ 86.990).

Quarta geração

Na Europa, o Focus já está em sua quarta geração e é lá suas vendas vão muito bem. Por aqui, dificilmente a linha será comercializada.

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