Última unidade do Ford Focus foi produzida na sexta-feira (3/5) na fábrica de General Pacheco
De acordo fotos e mensagens dos funcionários da Ford da fábrica de General Pacheco, na Argentina, a última unidade do Focus foi montada na sexta-feira (3/5). O fim da produção põe fim a história do hatch médio que chegou ao Brasil em 2000 e era conhecido ´por sua excelente dirigibilidade e conforto. Nesses 19 anos de produção no país vizinho, o Ford Focus teve três gerações fabricadas e comercializadas no Brasil.
Mudança de rumo
Em crise na América do Sul, a Ford anunciou o fim de produção da linha Focus e o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde eram produzidos o New Fiesta e também as linhas de caminhões Cargo e Série F.
Além da crise vivida pela marca, o Ford Focus foi vítima da “onda SUV” que assola os consumidores em geral. A preferência pelos utilitários esportivos está acabando com os hatchs e sedãs médios. A marca inclusive deverá ocupar as linhas de produção do Focus com um SUV médio.
Histórico
Produzida na Argentina, primeira geração do Ford Focus chegou ao Brasil em 2000. Linhas modernas, bom acabamento e suspensão multilink eram os destaques do modelo comercializado nas carrocerias hatch e sedã. Entre os anos 2000 e 2004, o Focus foi comercializado com motores 1.8 Zetec e 2.0 Zetec.
Já em 2004, a primeira geração passou por sua primeira reestilização. Com a mudança visual, o motor 1.8 Zetec foi trocado pelo propulsor 1.6 Rocam. Já em 2005, o 2.0 Zetec foi trocado pelo motor 2.0 Duratec.
A segunda geração do modelo médio chegou ao Brasil em 2008 e manteve as características da primeira como as lanternas traseiras alojadas na coluna “C”. A motorização continuou sendo os propulsores 1.6 e 2.0.
Já a terceira geração chegou ao Brasil em 2013. Numa estratégia equivocada, a marca reestilizou o modelo em 2015, com menos de dois anos de mercado. Outro fator que arranhou a imagem da linha foi o câmbio PowerShift que tinha problemas de superaquecimento.
Últimas unidades
A terceira geração do médio da Ford era vendido na carroceria hatch nas versões SE 1.6 manual (R$ 68.990), SE 1.6 Plus MT (R$ 77.990), SE 2.0 automatizado (R$ 75.990), SE Plus 2.0 AT (R$ 84.990), Titanium 2.0 AT (R$ 94.990) e Titanium Plus 2.0 AT (R$ 99.990).
Na carroceria sedã, o Focus Fastback é ofertado somente com motor 2.0 e transmissão automatizada PowerShift. O modelo é comercializado nas versões SE (R$ 74.990), SE Plus (R$ 80.990), Titanium (R$ 91.990) e Titanium Plus (R$ 86.990).
Quarta geração
Na Europa, o Focus já está em sua quarta geração e é lá suas vendas vão muito bem. Por aqui, dificilmente a linha será comercializada.