Depois de encerar suas atividades fabris no Brasil, Ford retira do site comercial EcoSport, Ka e Ka sedan e se tornar oficialmente um importador

Com o fim dos estoques de Ford EcoSport, Ka e Ka Sedan, a marca se torna oficialmente um importador no Brasil. Agora a marca americana comercializa apenas Ranger, Territory, Edge ST e Mustang Black Shadow. Para maio, a marca ampliará sua linha importada com a chegada do Bronco Sport, ainda em 2021, o fabricante lançará o modelo comercial Transit e também o Mustang Mach 1.

EcoSport

Pioneira entre os SUVs compactos quando lançou o EcoSport em 2003, a Ford nadou de braçada por anos, até que em 2012 recebeu a companhia do Renault Duster. No mesmo ano, a marca apresentou a segunda geração do SUV e a disputa era tranquila com o modelo francês que não chegava a incomodar.

Mas tudo mudou de 2015 em diante quando chegaram novos concorrentes como Jeep Renegade e Honda HR-V e na sequências os demais SUVs lançados nos anos seguintes. Os concorrentes deixaram o EcoSport bem defasado mecanicamente e tecnologicamente. Para tentar dar sobrevida ao SUV, a Ford promoveu uma mudanças na linha 20218 com uma reforma visual externa, novo interior com direito a materiais sensíveis ao toque e novo conjunto mecânico, além do fim do problemático câmbio Powershift.

As mudanças não surtiram efeito esperado e o SUV que era protagonista em tempos passados continuou sendo merco coadjuvante até ter sua produção encerrada em janeiro deste ano.

Linha Ka

A história do Ka começou no Brasil em 1997 quando começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) um ano depois do lançamento europeu. Projeto para quatro ocupantes, o Ka tinha vendas tímidas e convivia ao lado do irmão Fiesta nas linhas de produção.

Em 2008, o Ford Ka ganha uma segunda geração no mercado brasileiro, a tática era manter partes estruturais do antigo mesclando com partes do Fiesta. O resultado foi um modelo com capacidade para cinco ocupantes e com porta-malas maior. Apesar da mudança ele continuava com carroceria de duas portas.

A terceira geração chegou ao mercado em 2014 construída partir da plataforma do EcoSport. As vendas decolaram e logo o compacto figurava entre os modelos mais vendidos do mercado. O compacto ganhou inclusive um modelo sedã que também tinha bons números de vendas.

Em 2018, numa última tentativa de salvar suas operações no Brasil, a Ford trocou o motor do compacto e o equipou com câmbio automático. Um tapa no visual também fez parte do pacote. Até ter sua produção encerrada em janeiro de 2021, o compacto ainda registrava bons números de vendas.

Entretanto, assim como o EcoSport, a linha Ka não era rentável e a marca optou por rever seus negócios no Brasil encerrando sua produção local.

Agradecemos o leitor Pedro Limas pela dica.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.